Categories: Noticias Ambientales
      Date: Set 12, 2018
     Title: Com umidade do ar a 10%, Goiânia tem segundo dia mais seco do ano

Estado é considerado de alerta pelo Inmet e deve continuar assim até o final da semana.

Por Vanessa Martins, G1 GO

11/09/2018 18h14

Sol e tempo seco em Goiânia — Foto: Murillo Velasco/G1
Sol e tempo seco em Goiânia — Foto: Murillo Velasco/G1


A umidade do ar em Goiânia chegou a 10% nesta terça-feira (11), o segundo mais seco do ano. A chefe do Instituto Nacional de Meteorologia em Goiás (Inmet), Elizabeth Alves Ferreira, afirmou que a situação não deve melhorar até o início da semana que vem. A previsão é que o tempo continue seco até o início da próxima semana.

O dia mais seco do ano até agora, segundo Elizabeth, foi o dia 12 de agosto, quando a umidade do ar na capital chegou a 7%. No entanto, a especialista compara que, diferente daquela data, esta semana pode atingir níveis ainda mais baixos.

“Essa semana vai ficar bastante quente e seco. Realmente vai ser bem extremo em termos de umidade e até temperatura. Ontem a umidade também foi baixa, também indicando estado de alerta. Estávamos a 11%, hoje estamos a 10%. A previsão para os próximos dias é de seguir assim”, afirmou.

Elizabeth disse ainda que a previsão de melhora na umidade deve ocorrer a partir da próxima segunda-feira (17). Nessa semana há previsão de umidade do ar acima de 12% e talvez até chuviscos.

Fenômenos

Alguns redemoinhos de poeira foram registrados por telespectadores da TV Anhanguera em Goiás. As imagens mostram diferentes formações do fenômeno, que é considerado comum por especialistas durante o tempo quente e seco.

Na segunda-feira (10), a confeiteira Nara Nivia Alves da Costa, de 39 anos, registrou a formação de dois redemoinhos. O flagra foi feita na GO-060 na saída do município de Firminópolis, na região central de Goiás.

Dois redemoinhos de poeira registrados em Firminópolis — Foto: Nara Nivea Alves/Arquivo pessoal
Dois redemoinhos de poeira registrados em Firminópolis — Foto: Nara Nivea Alves/Arquivo pessoal

 

Fonte: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2018/09/11/com-umidade-do-ar-a-10-goiania-tem-segundo-dia-mais-seco-do-ano.ghtml