Categories: Noticias Ambientales
      Date: Set 20, 2018
     Title:  Portugal: Vila Nova de Gaia implementa ações com vista à descarbonização

Ações de sensibilização, promoção de hábitos de consumo de energia conscientes e requalificação de edifícios são iniciativas que Vila Nova de Gaia está a implementar para atingir a descarbonização no âmbito do projeto LOCARBO, apresentado hoje.

Lusa
19 Setembro 2018



O objetivo é, disse à agência Lusa a gestora do projeto pelo Município de Vila Nova de Gaia, Carla Pires, "caminhar para uma economia de baixo carbono tendo por base os instrumentos políticos que apoiam a suficiência energética na área dos edifícios", somando "a alteração de comportamentos nos utilizadores ou consumidores de energia".

O LOCARBO é um projeto de cooperação que integra um total de sete parceiros, oriundos de seis países (Portugal, Itália, Hungria, Lituânia, Roménia, Inglaterra), que tem a duração de quatro anos e meio, estando neste momento completa a sua primeira fase.

O projeto conta com o apoio do Programa de Cooperação Territorial INTERREG EUROPE, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Carla Pires explicou que o princípio do projeto é o de que todos os parceiros partilhem experiências, existindo já um inventário de boas práticas compilado que está disponível na página do projeto.

No que se refere a Gaia, o projeto LOCARBO centra-se, entre outros aspetos, nos edifícios de gestão pública municipal e nos empreendimentos de habitação, bem como no mostrar à população que pode ter determinados comportamentos para "ajudar na descarbonização zero" quando utiliza edifícios públicos, disse.

A título de exemplo, pense-se num edifício administrativo onde o gesto de desligar o computador quando se deixa o posto de trabalho antes de ir para a casa muitas vezes não é feito.

Já em equipamentos desportivos, a comunidade poderá ter uma nova sensibilidade para as causas ambientais quando souber que a água com a qual toma banho é aquecida por painéis solares, considerou.

O Instituto Superior de Línguas e Administração de Gaia acolhe ao longo desta manhã a sessão de apresentação e balanço do LOCARBO que, segundo descreveu à Lusa a gestora do projeto, em Gaia também conjuga todas as estratégias que existem dispersas nas políticas do município, como o Pacto de Autarcas, a Agenda 21 ou o plano estratégico local para a energia.

"No fundo são compromissos e preocupações que o município tem para esta área e esta ambição, a de promover a adoção de consumos de energia mais conscientes tendo em conta a defesa do meio ambiente, a meta de descarbonização zero, o fator financeiro", referiu Carla Pires.

A responsável avançou que em breve as faturas da água vão seguir para o consumidor com um folheto de sensibilização para a correta utilização dos edifícios e promoção da qualidade do ar interior.

O recurso às redes sociais e a novas tecnologias para divulgar a mensagem também está a ser ponderado.

"A partir de 2021 os edifícios novos e os edifícios públicos têm de estar adaptados para um balanço energético quase nulo, ou seja, o consumo de energia deve ser proveniente de fontes renováveis. Nem toda a gente sabe isso", sublinhou.

Após a apresentação pública de hoje, Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, junta-se aos restantes parceiros numa reunião de balanço da primeira fase do LOCARBO que decorre na próxima semana também em Portugal.

 

Fonte: https://www.dn.pt/lusa/interior/vila-nova-de-gaia-implementa-acoes-com-vista-a-descarbonizacao-9873089.html