Categories: Noticias Ambientales
      Date: Jun 20, 2015
     Title: Poluição do ar na Grande Vitória aumenta, revela pesquisa do IBGE

Segundo a pesquisa divulgada pelo IBG nesta sexta-feira (19), na Região Metropolitana da capital capixaba as partículas totais em suspensão aumentaram em cerca de 16% em um ano.



Os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) Brasil 2015, estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que reúne 63 índices com o objetivo de traçar um panorama do país nas dimensões ambiental, social, econômica e institucional, apontaram que, apesarem dentro dos valores estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, houve aumento da poluição do ar na Grande Vitória.

Segundo o estudo, na Região Metropolitana da capital capixaba as partículas totais em suspensão aumentaram em cerca de 16% em um ano. As concentrações de dióxido de enxofre (SO2), ozônio (O3) e do Monóxido de carbono (CO), elementos que mais afetam a saúde da população, subiram, ainda que dentro do tolerável.

A qualidade das águas, de acordo com o IBGE, atende os padrões estabelecidos. Entre 2007 e 2012, o monitoramento dos 29 pontos, abrangendo toda a bacia do Rio Doce no Estado, o Rio Jucu e o Rio Santa Maria da Vitória, mostrou que os índices de Oxigênio estão dentro dos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, com exceção do indicador do Rio Santa Maria em 2010.

Quanto ao IQA (temperatura, pH, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, coliformes termotolerantes, nitrogênio total, fósforo total, resíduo total e turbidez), os indicadores também atendiam os padrões de qualidade no período de 2007 a 2012.

Fonte: http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2015/06/sera-o-po-preto-estudo-indica-aumento-da-concentracao-de-poluentes-do-ar-na-gv.html