Categories: Noticias Ambientales
      Date: Abr 15, 2019
     Title: Poluição do ar já impacta o crescimento de árvores em São Paulo

DA REDAÇÃO E AGÊNCIAS • SÃO PAULO



O crescimento de árvores no Estado de São Paulo também é prejudicado pelos efeitos da poluição do ar, o que interfere nos benefícios ambientais prestados por elas. A conclusão é do Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP).

Os pesquisadores do IB utilizaram como modelo a tipuana (Tipuana tipu) – uma das espécies de árvores mais comuns em São Paulo – e mostraram que os poluentes atmosféricos restringem o desenvolvimento desse tipo de planta.

Diminuir temperatura, produzir vapor de água, mitigar o escoamento da água da chuva e, inclusive, filtrar a poluição são alguns dos benefícios das árvores no ambiente urbano que estão prejudicados, diz a pesquisa.

“Vamos precisar muito desses serviços ambientais para a gente se adaptar aos impactos das mudanças climáticas. É muito importante ter árvores na cidade. Quanto mais saudáveis elas forem, mais rapidamente a gente vai ganhar esse serviço [ambiental]. As árvores que estão crescendo neste momento estão, provavelmente, sofrendo com o efeito da poluição”, disse Marcos Buckeridge, professor do IB-USP e responsável pelo projeto.

Foram analisadas 41 tipuanas localizadas em diferentes distâncias do Polo Industrial de Capuava, em Mauá, uma das áreas mais industrializadas da região metropolitana de São Paulo.

De acordo com os pesquisadores, o bairro é composto por áreas residenciais e comerciais e um polo industrial, formado por refinarias de petróleo e fábricas de cimento e fertilizantes, por onde circula grande quantidade de caminhões e carros.

Com um instrumento semelhante a uma broca de furadeira, mas com o interior oco, chamado de sonda Pressler, os pesquisadores retiraram amostras das cascas e dos anéis de crescimento.

Eles analisaram a composição química e o tamanho dos anéis e conseguiram medir a variação dos níveis de poluição do ar por diversos elementos químicos a que as plantas foram expostas durante o desenvolvimento e como esse fator influenciou o crescimento delas.

“Nós pegamos para a pesquisa árvores que estão em posição onde há uma poluição muito forte e comparamos com árvores onde a poluição não é tão forte”, explica Buckeridge.

 

Fonte: https://www.dci.com.br/dci-sp/poluic-o-do-ar-ja-impacta-o-crescimento-de-arvores-em-s-o-paulo-1.794439