Categories: Noticias Ambientales
      Date: Mai 13, 2019
     Title: China quer transformar lixo agrícola em biocombustível

Por 

Mas alguns especialistas dizem que o plano para reduzir a poluição pode não ser tão ambientalmente amigável quanto parece.



A China está tentando “matar dois coelhos com uma só cajadada” transformando resíduos agrícolas em biocombustível para carros, sob uma política nacional para expandir o uso de etanol na gasolina, anunciado na quarta-feira.

Mas alguns especialistas disseram que o plano – que visa reduzir a fumaça da queima de caules de palha e outros resíduos agrícolas, bem como reduzir a demanda por combustíveis fósseis – pode não ser tão ambientalmente amigável quanto parece.

Até 2020, toda gasolina para veículos precisará conter pelo menos 10% de etanol – um combustível renovável feito de milho e outros materiais vegetais, de acordo com um comunicado divulgado pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, a Administração Nacional de Energia e outros departamentos.

Outros países, incluindo os Estados Unidos e o Brasil, exigem que a gasolina contenha uma certa quantidade de etanol. Os EUA e o Brasil foram pioneiros no uso de etanol como combustível, mas principalmente o produzem a partir de milho e cana-de-açúcar. Além de usar estoques de milho, a China quer produzir etanol a partir da celulose – fibra fibrosa de uma planta, em vez de sementes ou frutas – de maneira “estrutural” até 2025.

A China quer produzir etanol a partir da celulose, como milho, em um "caminho estrutural" até 2025. Foto: Reuters
A China quer produzir etanol a partir da celulose, como milho, em um “caminho estrutural” até 2025.
Foto: Reuters

Cerca de 5% dos 170 milhões de toneladas de milho e mandioca que a China comercializa no mercado internacional a cada ano podem gerar 3 milhões de toneladas de biocombustível, segundo o comunicado. Mas 30% de seus caules de palha e outros resíduos agrícolas podem produzir 20 milhões de toneladas de etanol.

“Será a morte de dois coelhos com uma cajadada se a China puder transformar uma das fontes de poluição – talos de palha e resíduos agrícolas – em biocombustível”, disse Han Xiaoping, diretor-executivo do portal de notícias energéticas China5e.com. “A China também pode reduzir sua dependência de importações de petróleo com este plano a longo prazo”.

As emissões dos agricultores que queimam resíduos após a colheita foram identificadas como um sério contribuinte para a poluição do ar no país, e a Administração Meteorológica da China agora usa satélites para monitorar esses incêndios.

Professor japonês culpa a poluição da China pelo acúmulo de mercúrio na ilha da Unesco

O governo chinês está tentando limpar seu notório problema de poluição, prometendo reduzir as emissões de gases do efeito estufa e investindo pesado em carros elétricos. Já introduziu o etanol na gasolina em 11 províncias, incluindo Jilin, Liaoning e Guangxi.

A China está tentando limpar seu problema de poluição e reduzir a demanda por combustíveis fósseis.  Foto: Simon Song
A China está tentando limpar seu problema de poluição e reduzir a demanda por combustíveis fósseis.
Foto: Simon Song

Mas Luo Yong, um cientista ambiental da Academia Chinesa de Ciências Sociais, disse que o plano para um uso mais amplo do etanol pode realmente piorar a poluição. “O processo de produção de gasolina etanol também pode produzir emissões prejudiciais”, disse ele. “O resultado deste plano pode não ser tão bom quanto pensamos.”

Os esforços dos EUA para usar as culturas alimentares como fontes de combustível verde têm sido criticados por elevar os preços globais dos alimentos, corroendo a qualidade do solo e aumentando em vez de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Por que um cientista de plantas de Hong Kong com uma descoberta de pesquisa de biocombustível tem que sair para pastos mais verdes

O especialista em política energética da Universidade de Xiamen, Lin Boqiang, também duvidou que resíduos agrícolas seriam uma fonte prática para produzir etanol a longo prazo. “Não há incentivo para os agricultores cooperarem com essa política porque o transporte de um caminhão cheio de talos de palha pode custar mais do que o preço da palha em si”, disse ele. “As empresas petrolíferas também não querem usar palha para gerar etanol porque é preciso muito mais palha do que o milho para gerar a mesma quantidade de gasolina utilizável”, disse Lin. “Os produtos alimentícios continuarão sendo a principal fonte de geração de etanol no futuro previsível”.

Mas Lauri Myllyvirta, analista de energia do Greenpeace em Pequim, disse que a política é a direção certa para a China. “O principal desafio é garantir que quaisquer metas ou mandatos para usar o etanol nos transportes não levem ao uso de matérias-primas comestíveis”, disse ele. “Isso tem sido um problema em muitos outros lugares que definiram metas para o uso de biocombustíveis”.

Fonte: https://www.opetroleo.com.br/china-quer-transformar-lixo-agricola-em-biocombustivel/