Categories: Noticias Ambientales
      Date: Mai 16, 2019
     Title: 14 cidades lideram iniciativas de combate à mudança climática.


Jeremy Hodges e Dimitrios Pogkas



Um grupo menor, formado por cinco cidades, que incluem Paris e São Francisco, estabeleceu metas de 100% de energia renovável. Reykjavik, com 123 mil habitantes, diz que já usa 100% de energia renovável. Quase 7% das 625 cidades que participaram do relatório receberam a classificação mais alta, entrando para a lista "A" do CDP. Entre as cidades com maiores pontuações, apenas 28 estabeleceram metas de neutralidade de carbono (equilibrando as emissões de gases de efeito estufa), neutralidade climática (conceber políticas mais amplas para reduzir o impacto global da atividade humana no meio ambiente) ou reduzir as emissões pela metade ou mais.

Mais de 20 cidades dos EUA obtiveram a classificação mais alta, mostrando como prefeitos e legisladores de nível municipal podem liderar a iniciativa de combate à mudança climática, apesar de o presidente Donald Trump ter repetidamente minimizado os efeitos do aquecimento global. As cidades formaram alianças para compartilhar conhecimento e pressionar por mudanças - como a iniciativa C40, que tem 94 cidades comprometidas com a implementação de metas climáticas ambiciosas. Protestos contra o aquecimento global tornaram-se mais frequentes com ativistas pedindo declarações de estado de emergência climática.

O CDP atribui classificação "A" a qualquer cidade que relate publicamente seus planos de ação e adaptação climática, bem como relatórios sobre estoques de emissões e metas de redução. As cidades com pior desempenho recebem um "D", embora o CDP não divulgue o dado. "As cidades são verdadeiros focos de inovação, negócios e vida humana na Terra, por isso é crucial que estejam agindo para que possamos atingir as metas", disse Appleby.

Repórteres da matéria original: Jeremy Hodges em Londres, jhodges17@bloomberg.net;Dimitrios Pogkas em N York, dpogka

 

Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2019/05/15/14-cidades-lideram-iniciativas-de-combate-a-mudanca-climatica.htm