Categories: Noticias Ambientales
      Date: Mai 20, 2019
     Title: Cidade do México registra níveis históricos de poluição ambiental

Cientista da Academia Mexicana de Impacto Ambiental considera que o governo de esquerda na Cidade do México tem sido "torpe" em estabelecer os protocolos de ação

 

Cidade do México registra níveis históricos de poluição ambiental


AA - Há quase uma semana, as pessoas da Cidade do México têm andado pelas ruas com máscaras, devido ao cheiro generalizado de madeira queimada, como resultado de incêndios florestais nas regiões central e sul do país, que agora totalizam 73 hectares segundo o último relatório oficial.

O texto acima desencadeou um alerta para concentrações de ozônio e partículas suspensas na Cidade do México e no Estado do México, de modo que as autoridades decretaram até sexta-feira a suspensão de atividades em escolas públicas e privadas, bem como em creches e parques onde atividades físicas são realizadas, e circulação de diferentes tipos de veículos.

"Isso não aconteceu desde 1998, quando havia muitos incêndios no país", diz Raúl Arriaga, biólogo da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semarnat). E ele tem razões para sustentar essa crítica:

De acordo com a Comissão Ambiental da Megalópole (CAME), essa situação foi classificada como "extraordinária contingência ambiental atmosférica", quando se detectam partículas PM 2.5 - causadas pela queima de materiais vegetais como carvão ou madeira - as mais prejudiciais à saúde, enquanto o Índice de Mensuração da Qualidade do Ar (Imeca) registrou 162 pontos esta manhã, que segundo Arriaga, é um ranking "histórico".

 

Fonte: https://www.trt.net.tr/portuguese/ciencia-e-tecnologia/2019/05/20/cidade-do-mexico-registra-niveis-historicos-de-poluicao-ambiental-1204010