Categories: Noticias Ambientales
      Date: Mai 28, 2019
     Title: Dia do Meio Ambiente terá desafio nas redes sociais com foco na poluição do ar

Por Sabrina Rodrigues

A China sediará as comemorações do Dia Mundia do Meio Ambiente, no dia 05 de junho.
O tema deste ano é poluição do ar. Foto: Robert Pastryk/Pixabay.


Nove entre dez pessoas no mundo respiram ar poluído, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS). O número de mortes causadas pela poluição do ar em ambientes externos em todo o mundo chega a 8,8 milhões de pessoas por ano, segundo cientistas do Instituto alemão Max Plank e da Universidade Johannes Guterberg, em Maiz. Com foco nesse problema, a ONU decidiu que o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente será a “poluição do ar” e lançou, pela primeira vez, um site especial em português, com direito a mapa interativo e atualização em tempo real para registrar os eventos, onde os usuários poderão descobrir onde estão as ações mais próximas.

Ao acessar o site, o cidadão verá uma linha do tempo com a história do Dia Mundial do Meio Ambiente. Saberá mais sobre o país anfitrião da data, que este ano é a China. Além disso, a plataforma contém dados sobre a poluição atmosférica, oferece um teste de conhecimentos sobre o assunto e reúne publicações e uma série de reportagens.

Desafio da Máscara

A ONU Meio Ambiente desafia cada cidadão a postar fotos e vídeos com o rosto e a boca cobertos por lenços, máscaras de ar, e outras expressões criativas nas redes sociais, como forma de pedir aos líderes e governos ações por um ar mais limpo.

O Desafio da Máscara terá duas etapas. A primeira será entre os dias 24 a 04 de junho, onde os usuários do Instagram, Twitter e Facebook poderão postar uma foto ou um vídeo cobrindo a boca e o nariz, além de assumir um compromisso para reduzir a poluição do ar, marcando três pessoas, organizações ou empresas a fazerem o mesmo.

A segunda e última etapa acontecerá no dia 05 de junho. As mesmas pessoas deverão tirar uma foto ou fazer um vídeo sempre usando as hashtags #DiaMundialDoMeioAmbiente, #CombataApoluiçãoDoAr nas publicações e registrando o compromisso assumido e postar nas suas redes sociais. É importante lembrar que ao postar os vídeos e as fotos, as pessoas que aderiram ao Desafio da Máscara deverão marcar a @ONUMeioAmbiente (Facebook e Twitter) ou @onu_meio_ambiente (Instagram).

 

Fonte:https://www.oeco.org.br/blogs/salada-verde/dia-do-meio-ambiente-tera-desafio-nas-redes-sociais-com-foco-na-poluicao-do-ar/