Categories: Noticias Ambientales
      Date: Jun  4, 2019
     Title: Programação prevê atividades em todo o país

Ponto alto será na quarta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, com eventos no Araguaia (GO) e na sede do MMA, em Brasília

Programação prevê atividades em todo o país
Crédito: Arte/Ascom MMA


Brasília – Durante esta semana, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e suas autarquias – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) – realizam atividades para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, que será comemorado nesta quarta-feira, 5 de junho. 

As atividades começam nesta segunda-feira (3) com a publicação da Chamada Pública para a 10ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde (CTV). O CTV promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, que reúne vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país.

O objetivo é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, por meio da produção audiovisual independente, bem como atender a demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias. Os interessados em participar podem enviar seus vídeos até o dia 2 de agosto. Para saber mais sobre o programa Tela Verde e ter acesso à chamada pública, clique no link imediatamente abaixo.

LEI MAIS: Circuito Tela Verde abre inscrições

O ponto alto das comemorações será no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com o lançamento oficial do Projeto “Juntos pelo Araguaia”. O evento deve contar com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, dos ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional) e dos governadores Ronaldo Caiado (Goiás) e Mauro Mendes (Mato Grosso).

A solenidade será realizada, de manhã, às margens do rio Araguaia, entre as cidades de Aragarças (GO) e Barra do Garças (MT). O cantor sertanejo Chitãozinho, da dupla com Xororó, embaixador do projeto, também deverá comparecer ao evento.

O projeto “Juntos pelo Araguaia” prevê ações de recomposição florestal, conservação de solo e água, além de ações de saneamento nos municípios goianos envolvidos por iniciativas de engajamento social junto aos proprietários rurais e setores públicos e privados que têm atuação na região, buscando o desenvolvimento sustentável para todos.

QUALIDADE DO AR

À tarde, o ministro Ricardo Salles participa na sede do ministério, em Brasília, do evento de anúncio do projeto da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar, da campanha Respire Vida e da publicação "15 Medidas para melhorar a qualidade do ar nos municípios”, em parceria com a ONU Meio Ambiente, a OPAS/OMS (Organizações pan-americana e mundial de saúde) e o Ministério da Saúde (Confira a programação completa no Serviço no final da matéria).

A iniciativa tem relação direta com o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, que é Poluição do ar. Durante o evento, haverá exposição da Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar e exibição de dois vídeos – um sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e outro de lançamento da campanha “Respire Vida”.

A campanha tem o objetivo de mobilizar as cidades para proteger a saúde das pessoas e do planeta dos efeitos noviços da contaminação do ar. A medida conta com a participação de especialistas em saúde pública e meio ambiente que deverão compartilhar e divulgar soluções para o problema da poluição do ar como apoio aos objetivos globais de desenvolvimento.

A3P

Também na quarta-feira, estão previstos o lançamento do portal da A3P, a Agenda Ambiental na Administração Pública, e a abertura das inscrições para as instituições públicas interessadas em concorrer ao 8º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade na Administração Pública, o Prêmio A3P. As inscrições vão de 5 de junho a 16 de dezembro deste ano.

Promovido a cada dois anos pelo Programa A3P do MMA, o prêmio busca reconhecer o mérito de iniciativas dos órgãos que contribuem para a sustentabilidade ambiental das atividades públicas, além de estimular a implementação de ações inovadoras de gestão ambiental, que contribuam para a melhoria do ambiente organizacional e do meio ambiente.

Nesta edição, o prêmio será oferecido nas categorias Gestão de Resíduos, Uso Sustentável dos Recursos Naturais, Inovação na Gestão Pública, Destaque da Rede A3Pe e a categoria especial Combate ao Lixo no Mar. A portaria com todos os detalhes será publicada no dia 5, no Diário Oficial da União (DOU).

SALA VERDE

A quarta-feira reserva uma outra novidade: o lançamento do portal na internet do Projeto Sala Verde. O projeto incentiva a implantação de espaços socioambientais para atuarem como centros de informação e formação ambiental, as chamadas Salas Verdes. Elas funcionam vinculadas a uma instituição pública ou privada, que pode se dedicar a projetos, ações e programas educacionais voltados à questão ambiental.

O portal trará informações sobre o projeto, o funcionamento das salas e as ações desenvolvidas junto com os parceiros nos estados. É uma forma de tornar o Sala Verde mais acessível a um maior número de pessoas.

NOS ESTADOS

Paralelamente às ações do ministério, o Ibama e o ICMBio realizarão durante a semana atividades em Brasília e nas suas unidades descentralizadas por todo o país para celebrar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Boa parte das atividades programadas pelo Ibama terão lugar nas superintendências estaduais. No JBRJ, as comemorações se concentram na sua sede, no Rio.

As atividades em unidades de conservação e centros de pesquisa do ICMBio, que ocorrem em sua maioria nos estados, vão constar de passeios ecológicos, plantio de espécies nativas, passeios ciclísticos, educação ambiental, reuniões, exposições e oficinas sobre a proteção da rica biodiversidade brasileira, entre outras.

SERVIÇO:

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE NO MMA

Lançamento do Projeto da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar, da campanha Respire Vida e da publicação 15 Medidas para melhorar a qualidade do ar nos municípios

Dia: 5 de junho

Hora: a partir das 15h

Local: Edifício sede do MMA, em Brasília (Esplanada dos Ministérios, Bloco B), Auditório Ipê Amarelo

15h – Abertura com exibição de Vídeo Dia Mundial do Meio Ambiente

15h05 – Abertura Solene
. Representante da ONU Meio Ambiente, Denise Hamú
. Representante da OPAS/OMS, Socorro Gross
. Representante do Ministério da Saúde
. Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles

15h40 – Anúncio do Projeto da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar – ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles
. Exposição da Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar

15h50 – Apresentação de vídeo, Lançamento da Campanha Respire Vida e Lançamento da publicação “15 Medidas para melhorar a qualidade de ar nos municípios” – representante da OPAS/OMS

16h: Painel sobre o tema Qualidade do Ar: Saúde para nós e para o nosso planeta
. Qualidade Ambiental Urbana: Qualidade do ar – Secretário de Qualidade Ambiental do MMA, André França
. Poluição do ar e saúde infantil – Pedro Hartung, Instituto Alana
. Gestão da Qualidade do Ar: Planejamento, prevenção e controle – Carlos Roberto dos Santos, Cetesb
. Etanol: Uma revolução urbana – Evandro Gussi, Única
. Poluição do ar: O que pode ser feito – Fabio Feldman, ambientalista


Ascom MMA
(61) 2028-1227

Fonte:http://www.mma.gov.br/component/k2/item/15502-programa%C3%A7%C3%A3o-prev%C3%AA-eventos-em-todo-o-pa%C3%ADs.html