Categories: Noticias Ambientales
      Date: Jul 12, 2019
     Title: China promete esforços contínuos para combater mudanças climáticas

A China continuará se esforçando para combater as mudanças climáticas e planeja introduzir mais medidas para fortalecer a economia de energia e a redução de emissões de carbono, disse recentemente o premiê chinês, Li Keqiang, durante a reunião sobre o combate às mudanças climáticas.

Li Keqiang, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e chefe do grupo líder para mudanças climáticas, economia de energia e redução de emissões, disse que o país conseguiu progressos notáveis na melhoria do meio ambiente.

A intensidade das emissões de dióxido de carbono da China diminuiu constantemente nos últimos anos, enquanto a cota do consumo de energia não fóssil aumentou gradualmente, disse Li Keqiang.

A China está disposta a apoiar a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climáticas e o Acordo de Paris, segundo os princípios de responsabilidades comuns, mas diferenciadas, justiça e capacidades respectivas. Para ele, são necessários mais esforços para que as negociações multilaterais sobre mudança climática reflitam as demandas dos países em desenvolvimento e promovam o desenvolvimento da governança climática global em uma abordagem justa, razoável e de ganha-ganha.

Além de lidar com as mudanças climáticas, Li Keqiang anunciou na reunião uma série de medidas para economizar energia e reduzir as emissões. Ele pediu apoios contínuos para o desenvolvimento de energia renovável, como a energia eólica e solar, equipamentos de baixa emissão para usinas termoelétricas a carvão e siderúrgicas, bem como a construção de infraestrutura de tratamento de esgoto e lixo.

O premiê acrescentou que os incentivos fiscais sobre economia de energia e redução de emissões devem ser implementados, e o estabelecimento do mercado de comércio de emissões de carbono deve ser acelerado.

 

Tradução: Li Jinchuan

Revisão: Diego Goulart

 

Fonte: http://portuguese.cri.cn/news/china/407/20190712/315459.html