Categories: Noticias Ambientales
      Date: Jul 25, 2019
     Title: Temperatura na Holanda bate 40,7ºC e quebra recorde histórico

Europa vive mais uma onda de calor com novo sistema de alta pressão que atraiu o ar do deserto do Saara. Reino Unido, Alemanha, Bélgica e França também devem sentir altas temperaturas nesta semana.

Por G1



Menina brinca com cachorro em dia quente em Bruxelas, na Bélgica — Foto: Yves Herman/Reuters
Menina brinca com cachorro em dia quente em Bruxelas, na Bélgica
Foto: Yves Herman/Reuters

A temperatura na Holanda chegou a 40,7ºC nesta quinta-feira (25) e bateu recorde histórico. Pela segunda vez em um mês, um sistema de alta pressão atraiu o ar do deserto do Saara. Essa onda de calor deve durar até esta sexta-feira (26) e ameaça também o tempo no Reino Unido, Alemanha, Bélgica e França.

A temperatura era de 40,7ºC foi registrada por volta das 14h15 (09h15 de Brasília) em Deelen, de acordo com o Twitter o Instituto Real de Meteorologia da Holanda (KNMI). O último recorde aconteceu em 1944, de 38,6 graus Celsius, e já havia sido superado na quarta-feira (24).

A Bélgica também registrou um novo recorde de calor nesta quinta-feira: 40,6ºC. Cuidadores de um zoológico do país chegaram a alimentar tigres com galinhas em cubos de gelo gigantes nesta quarta-feira (24). Na Espanha, um incêndio florestal na província de Zaragoza, no norte, estava quase sob controle, mas havia o risco de novos focos, especialmente em partes do leste, onde a temperatura deve chegar a 41ºC.

Homem deitado ao Sol na praia La Malagueta, na Espanha — Foto: Jon Nazca/Reuters
Homem deitado ao Sol na praia La Malagueta, na Espanha
Foto: Jon Nazca/Reuters

Autoridades italianas emitiram alertas de incêndio para a ilha mediterrânea de Sardenha, onde as temperaturas podem passar dos 41ºC. Elas também colocaram 13 cidades em alerta climático "vermelho", o mais elevado, advertindo para um possível risco à saúde de todos, não só dos mais frágeis e dos doentes.

Em Portugal, o maior incêndio florestal do ano até agora, que ocorreu durante o final de semana, foi controlado por mais de mil bombeiros na terça-feira, mas o país continuava sob alerta elevado.

Mais ao norte, a temperatura chegou a 39,9ºC na Bélgica, superando a máxima anterior de 36,6ºC de junho de 1947 nos registros iniciados em 1833, segundo David Dehenauw, chefe de previsões do Instituto Meteorológico Real.


Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/07/25/temperatura-na-holanda-chega-a-394oc-e-bate-recorde-historico.ghtml