Categories: Noticias Ambientales
      Date: Out 20, 2015
     Title: Espanha: O  Ministério Público pede que o Tribunal Nacional investigue fraude na Volkswagen

A promotoria quer que o Tribunal Nacional investigue a  fraude na Volkswagen, a empresa alemã manipulou as emissões de poluentes dos motores a diesel, uma fraude que afetou mais de 680.000 veículos na Espanha.



Out 20, 2015

O Ministério Público alega que esta ação poderia constituir os  crimes de fraude, fraude de subsídio e contra o meio ambiente. O Tribunal Nacional teria essa jurisdição, de acordo com a acusação, devido ao fato de ter prejudicado "muitas pessoas" .

Segundo o relato do Ministério Público, a empresa alemã manipulou os motores de alguns veículos  quando eles estavam sendo testados e desenvolvidos naquela época operação menos eficiente: mais combustível, menos emissões. Essa armadilha superou limites de emissão legais sem ser detectado.

O mistério público pediu ao juiz federal, Ismael Moreno, que informe ao Grupo Volkswagen que existe uma investigação criminal contra a empresa e, portanto, deve nomear um advogado e um procurador para representá-la no processo . Para a acusação, os veículos emitiram poluentes "bem acima dos limites permitidos,  desqualificando os veículos para circulação , com conseqüente dano ao seu proprietário."

Além disso, estas emissões "poderiam ter causado danos significativos à qualidade do ar", o que seria um possível crime contra o meio ambiente. Outro  possível crime , teria a ver com a fato da Wolkswagem ter recibido subsídios públicos para produção de veículos com baixo impacto ambiental "Outro ponto é a o gasto indevido de erários públicos."

Entre as ações solicitadas para começar a investigação, o Ministério Público pediu ao juiz que solicite a empresa alemã uma lista de todos os veículos afetados na Espanha , também o organograma da empresa na Espanha, especificando as suas funções e a identificação da empresa fabricou o software e as medidas para corrigir os danos. Solicitou-se que o Ministério da Indústria forneça todas as informações recolhidas sobre os fatos investigados, incluindo o parecer da Agência Ambiental dos EUA (EPA), que descobriu o caso. O procurador, Marcelo de Azcárraga, solicita também que o Ministério da Agricultura forneça todos os pareceres de peritos feitos em veículos manipulados. O caso Volkswagen vai para o âmbito penal.

Fonte: www.abc.es vía www.troposfera.org