Categories: Noticias Ambientales
      Date: Ago 27, 2019
     Title: Tempestade tropical ameaça o Caribe e pode se tornar furacão
AFP / Daniel SLIM
(Arquivo) A rota levará a tempestade tropical para perto
de Porto Rico e República Dominicana 


A tempestade tropical Dorian se intensificou nesta segunda-feira, quando começará a atingir as ilhas de Barlavento, em uma rota que a levará para perto de Porto Rico e República Dominicana talvez já transformada em furacão, informaram meteorologistas americanos.

A tempestade se desloca em direção à Flórida, no sudeste dos Estados Unidos, mas é cedo para saber como afetará essa região.

Segundo os meteorologistas, pode se dissipar durante sua passagem pelos terrenos montanhosos da Ilha de São Domingos, que reúne República Dominicana e Haiti.

Com ventos máximos de 95 km/h, Dorian "continuará se intensificando e pode estar perto de ter força de furacão quando passar pelo norte das Ilhas de Barlavento nesta terça-feira, e se espera que seja um furacão quando se deslocar perto de Porto Rico e do leste de São Domingos", escreveu o Centro Nacional de Furacões (NHC).

O NHC calcula que Dorian passará perto das Ilhas de Barlavento (parte das Antilhas menores) na tarde ou na noite de segunda-feira e se deslocará pelo mar do Caribe na terça-feira.

O NHC emitiu um alerta de furacão para a ilha de Santa Lúcia e advertências de tempestade tropical para Barbados, Martinica e São Vicente e Granadinas.

Segundo o boletim do NHC das 20H00 GMT, a tempestade estava 95 km a sudeste de Barbados e se deslocava para leste-nordeste a 22 km por hora.

 

Fonte: https://www.afp.com/pt/noticia/3965/tempestade-tropical-ameaca-o-caribe-e-pode-se-tornar-furacao-doc-1js49y1