Categories: Noticias Ambientales
      Date: Nov  5, 2019
     Title: Índia: Nova Délhi decreta estado de emergência e implementa rodízio por poluição

Autoridades locais ordenaram fechamento temporário de escolas e paralisação de todas as atividades de construção na região metropolitana

Por Da Redação

A qualidade do ar piora todos os anos em Nova Délhi em novembro, quando estados vizinhos realizam
queimadas para limpar campos de plantação e fogos de artifícios são lançados na festa hindu do Diwali
(Adnan Abidi/Reuters)


Índia decretou estado de emergência na saúde pública na cidade de Nova Délhi neste domingo 3, depois que a poluição na capital atingiu um recorde e a qualidade do ar caiu a níveis preocupantes. O governo local anunciou o fechamento temporário das escolas e instituiu um rodízio de carros pelas próximas duas semanas.

Entre esta segunda-feira, 4, e o dia 15 de novembro, os carros só poderão circular na cidade em datas ímpares ou pares, dependendo do número das placas. Mulheres dirigindo sozinhas, com outras mulheres ou com crianças menores de 12 anos ficarão isentas do rodízio.

As escolas estão fechadas até terça-feira, 5, mas a suspensão pode ser estendida até a próxima sexta, 8. O ar está tão tóxico que governo também restringiu todas as obras e construções em Nova Délhi e em dois estados vizinhos.

Além disso, está proibido soltar fogos de artifício e as autoridades aconselharam os moradores a permanecerem dentro de suas casas e não praticarem atividades físicas sem necessidade. A capital indiana se transformou em “uma câmara de gás”, disse o ministro-chefe de Délhi, Arvind Kejriwal, pelo Twitter.

Dados do Escritório Central de Controle de Poluição (CPCB) da Índia mostram que, no centro da cidade, a concentração de partículas PM 2,5 (as mais perigosas para os seres humanos) era de 672 por metro cúbico de ar às 7h (hora local), enquanto a concentração de partículas de PM 10 era de 735.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que concentrações maiores que 100 partículas PM 10 são perigosas para os grupos de risco e acima de 300 são consideradas tóxicas para o ser humano.

De acordo com a OMS, a exposição a essas toxinas aumenta o risco de infecções respiratórias agudas, bem como doenças cardíacas, doenças pulmonares crônicas e câncer de pulmão.

 

Fonte: https://veja.abril.com.br/mundo/nova-delhi-decreta-estado-de-emergencia-e-implementa-rodizio-por-poluicao/