Categories: Noticias Ambientales
      Date: Nov 22, 2019
     Title: Monitoramento das metas do Brasil para o clima será tema de debate na CMMC  
Da Redação
Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) realiza reunião para apreciação do plano de trabalho.  Mesa: relator da CMMC, deputado Edilázio Júnior (PSD-MA); presidente da CMMC, senador Zequinha Marinho (PSC-PA); vice-presidente da CMMC, deputado Sergio Souza (MDB-PR).  Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado
O presidente da comissão, senador Zequinha Marinho (C), com os deputados Edilázio Júnior e Sergio Souza


Na quarta-feira (27), a Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) fará uma audiência pública interativa para debater o monitoramento do alcance das metas da Política Nacional de Mudança do Clima (PNMC) e da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) proposta pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris.

A Política Nacional sobre Mudança do Clima oficializa o compromisso voluntário do Brasil junto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) de reduzir as emissões de gases de efeito estufa entre 36,1% e 38,9% do volume projetado até 2020. A PNMC foi instituída em 2009 pela Lei 12.187, buscando garantir que o desenvolvimento econômico e social contribua para a proteção do sistema climático global.

Já a NDC do Brasil é o documento que registra os principais compromissos e contribuições do país para o Acordo de Paris, aprovado em 2015 pelos 195 países que fazem parte da UNFCCC com o objetivo de reduzir emissões de gases de efeito estufa para conter o aquecimento global.

Entre os convidados para a audiência, estão os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. Também devem participar o coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, Oswaldo dos Santos Lucon; o secretário-executivo do Observatório do Clima, Carlos Rittl; e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Emilio La Rovere.

A audiência está marcada para as 14h30, na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa.

Morgana Nathany, com supervisão de Sheyla Assunção

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania Alô Senado (0800 612211)

 

Fonte: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/11/21/monitoramento-das-metas-do-brasil-para-o-clima-sera-tema-de-debate-na-cmmc