Categories: Noticias Ambientales
      Date: Jan 31, 2020
     Title: União Europeia determina que setor automotivo reduza emissão de CO2 em 2020

Nova regulamentação já está em vigor e aplica-se a qualquer veículo produzido na Europa a partir de janeiro.



O novo regulamento da União Europeia para o desempenho veicular em termos de emissão de CO2 entrou em vigor agora em janeiro de 2020. O descumprimento das novas normas reguladoras prevê multas pesadas para as construtoras que produzem veículos no continente europeu, tudo para garantir que as novas metas ambientais possam ser alcançadas.

Foto: https://unsplash.com/ / DINO

Os objetivos da regulamentação fazem parte de um planejamento para cumprir o Acordo de Paris e estabelecem números cada vez mais impactantes até o ano de 2030. Para 2020, foi instituído o limite de 95 gramas de CO2 emitidas por quilômetro para qualquer veículo feito na Europa.

Mesmo com o incentivo governamental para o cumprimento das novas metas, muitas empresas estão falando em cortes de investimento em mão de obra para direcionar recursos na comercialização de veículos elétricos. O comércio de carros movidos a eletricidade, embora em alta, ainda não foi capaz de igualar os números do mercado tradicional, já que aproximadamente 60% dos carros entregues continuam sendo equipados com motores a gasolina.

A pauta, hoje considerada fundamental por todos os órgãos ambientais, não está restrita à política europeia. No Brasil, onde ainda não foi concluída nenhuma legislação específica, o debate é contínuo e, mesmo assim, alguns exemplos de ações corporativas já podem ser observados. A Moura, empresa brasileira, implementou um projeto de mudanças tecnológicas em seus processos fabris visando reduzir o seu impacto ambiental, desde 2009, primeiro ano da iniciativa, a emissão de gases nocivos foi reduzida em 12%.

Além das já tradicionais baterias para sistemas de energia solar e eólica, em 2019 o mercado sul-americano pôde conhecer a primeira tecnologia nacional para Sistemas de Armazenamento em Energia, mais conhecidos como BESS (Battery Energy Storage Systems), desenvolvida pela Moura em parceria com o ITEMM (Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura).

Como as decisões políticas e burocráticas demandam tempo para serem concretizadas, as iniciativas autônomas para a redução dos danos ambientais podem auxiliar no atual cenário.

 

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/dino/uniao-europeia-determina-que-setor-automotivo-reduza-emissao-de-co2-em-2020,0e61ce4514a0380f3adf80771c54b265a50939td.html