Categories: Noticias Ambientales
      Date: Mar 31, 2020
     Title: Em quarentena, região metropolitana de SP tem qualidade do ar 'boa' em todas as estações de monitoramento

Boa qualidade do ar foi verificada nos últimos dez dias. Menor número de veículos em circulação, menos trânsito e condições meteorológicas contribuem para menor emissão de poluentes.

Por Beatriz Borges, G1 SP — São Paulo
Viaduto do Chá vazio na manhã de sexta-feira (27) durante a quarentena do coronavírus em SP — Foto: Giaccomo Voccio/G1
Viaduto do Chá vazio na manhã de sexta-feira (27) durante a quarentena do coronavírus em SP
Foto: Giaccomo Voccio/G1


A região metropolitana de São Paulo registrou nos últimos 10 dias qualidade do ar "boa" em todas as 29 estações de monitoramento da região para os poluentes primários, emitidos diretamente por fontes poluidoras, de acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A concentração máxima de monóxido de carbono na marginal Tietê desde sexta-feira (20) foi de 1,0 ppm, oito abaixo do padrão legal de 9,0 ppm (partes por milhão).

Segundo a Companhia, a quarentena estabelecida no estado por causa da Covid-19 provocou uma diminuição das atividades e consequentemente a circulação de veículos, reduzindo as emissões atmosféricas geradas por este tipo de fonte.

Além do menor número de veículos em circulação, as condições mais livres do trânsito e a ausência de engarrafamentos também contribuem para uma menor emissão de poluentes.

A qualidade do ar também é fortemente influenciada pelas condições meteorológicas de dispersão dos poluentes. Deste modo, de acordo com a Cetesb, é complexo quantificar exatamente a contribuição da redução atual das atividades na melhoria da qualidade do ar.

Os níveis de monóxido de carbono, que é um indicador da emissão de veículos leves em grandes centros urbanos, estão atualmente entre os mais baixos do mês de março na região.

Durante esse período de 10 dias, a Cestesb observou nas 13 estações que medem este poluente na região metropolitana que a queda dos níveis de monóxido de carbono foi mais acentuada nas estações próximas às grandes vias de tráfego.

A concentração máxima foi de 1,0 ppm (média de 8 horas), verificada na estação Marginal Tietê – Ponte dos Remédios, na Zona Norte, frente a um padrão de 9 ppm. Embora tenha havido uma queda dos níveis deste poluente devido à diminuição das atividades, este padrão não é ultrapassado desde 2008 na região metropolitana de São Paulo em função de programas de controle desenvolvidos ao longo do tempo.

 

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/03/30/em-quarentena-regiao-metropolitana-de-sp-tem-qualidade-de-ar-boa-em-todas-as-estacoes-de-monitoramento.ghtml