Categories: Noticias Ambientales
      Date: Out 29, 2015
     Title: Poluição aumenta risco de AVC e piora ansiedade

Revelação foi feita através de recente estudo escocês.



Se os efeitos negativos causados pela poluição atmosférica já preocupavam, imagine agora, que chegou ao conhecimento público o resultado de dois estudos realizados pela Universidade de Edimburgo, Escócia. As duas pesquisas, por sua vez, analisaram 103 outros estudos, publicados em 28 países, revelando que a contaminação do ar aumenta o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ansiedade. 

A nova análise trouxe a comprovação de que a exposição ao monóxido de carbono, dióxido sulfúrico, dióxido de nitrogênio e ozônio, presentes, por exemplo, na fumaça dos automóveis, aumenta o número de morte por essas causas. E, conforme descobriram os cientistas responsáveis pela pesquisa, apesar de terem sido analisados apenas 20% dos estudos e os mesmos sido realizados em países subdesenvolvidos ou emergentes, a ligação entre poluição e AVC foi maior nas nações mais carentes, justamente por concentrarem maior nível desses poluentes. 

Além de aumentar o risco de AVC, os cientistas também constataram uma ligação entre a poluição e ansiedade, baseado na análise de 71.271 mulheres, entre 57 e 85 anos, avaliando a distância que moravam de rodovias. A exposição de poluentes com base em dados meteorológicos e geográficos foram avaliados em cinco períodos: um mês, três meses, seis meses, um ano e quinze anos. As participantes também responderam um questionário registrando o nível de ansiedade de cada uma. Os pesquisadores concluíram que, as que moravam próximas a rodovias, numa distância de 50 a 200 metros, apresentavam mais ansiedade do que as que moravam longe das estradas. 

O estudo, no entanto, não avaliou fatores como ruídos, pressão atmosférica e excesso de sol, que igualmente podem influir na saúde mental, causando problemas nervosos. 

A poluição precisa ser controlada, não só pelos problemas respiratórios que gera, mas por influir na saúde física e mental como um todo.

Fonte: http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=corpoevida_mat&url_id=5891