Categories: Noticias Ambientales
      Date: Mai 31, 2020
     Title: Debate com secretários da Amazônia Legal é destaque em semana do meio ambiente on-line

Programação acontecerá durante cinco dias e começa nesta segunda-feira (1º).

Por G1 AM

A Amazônia vai estar em debate durante a semana de meio ambiente on-line promovida pela Sema — Foto: Maksuel Martins/Secom
A Amazônia vai estar em debate durante a semana de meio ambiente on-line promovida pela Sema
Foto: Maksuel Martins/Secom


Um debate com secretários da Amazônia Legal e rodas de conversa on-line fazem parte da Semana do Meio Ambiente programada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A agenda tem início na segunda-feira (1º) e vai até o Dia Mundial do Meio Ambiente, na sexta (05).

Por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o encontro terá um formato diferente neste ano. A programação será 100% virtual, com palestras e debates desenvolvidos por especialistas, que abordarão a temática ambiental e seus desdobramentos socioeconômicos na região. O evento estará disponível em várias plataformas digitais.

Entre os temas programados, destaque para o cenário do meio ambiente durante a pandemia; os desafios no combate a ilícitos ambientais na Amazônia, além de perspectivas para conciliação entre conservação, preservação e setor primário no Amazonas.

Programação

Segunda-feira (1º) - 16h: Via Instagram, live com representantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, vai dividir tela com o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, para abordar o tema “Por que estamos em emergência ambiental?”.

Terça-feira (02) - 16h Manaus: Via Instagram Sema AM, live com o secretário executivo da Sema, Luís Henrique Piva, e a secretária executiva adjunta da Secretaria, Christina Fischer. Eles vão debater o “Meio ambiente e os desafios da pandemia: impactos da Covid-19 na área ambiental”.

Quarta-feira (03) - 15h Manaus: Via Facebook Sema AM, tem início o circuito de webinars, com a presença de três convidados externos. O tema inicial será “Setor primário e meio ambiente: oportunidades ou entraves?”. Fazem parte da abordagem o secretário de Estado da Produção Rural, Petrúcio Magalhães; o diretor de Novos Negócios do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), Mariano Cenamo; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas, Muni Lourenço. O mediador será o secretário Eduardo Taveira.

Quinta-feira (04) - 16h Manaus: Via Youtube da Sema MT, o debate vai contar com a participação dos secretários de meio ambiente do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O webinar terá como tema “Estados da Amazônia contra o desmatamento ilegal e outros ilícitos ambientais: ações no contexto da Covid-19”.

Sexta-feira (05) - 15h Manaus: Via Facebook Sema AM, a discussão será em torno de perspectivas para o desenvolvimento sustentável no Amazonas. O tema abordado será “Como a economia da floresta pode salvar a Amazônia: ideias e exemplos”. A reunião virtual será mediada pelo secretário Eduardo Taveira e vai ter como convidados o professor titular da Faculdade de Ciências Agrárias e do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Henrique Pereira; o diretor técnico do Idesam, Carlos Koury e o superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana.

 

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2020/05/30/debate-com-secretarios-da-amazonia-legal-e-destaque-em-semana-do-meio-ambiente-on-line.ghtml