Categories: Noticias Ambientales
      Date: Nov  4, 2015
     Title: Fraude da Volkswagen é maior do que se pensava

Veículos de luxo da Porsche e da Audi também utilizaram sistema ilegal para burlar autoridades sobre a emissão de poluentes.



03/11/2015 - 19H11/ ATUALIZADO 19H1111 / POR JOÃO MELLO BOURROUL

Na última segunda-feira (2), a EPA (United States Environmental Protection Agency) publicou uma segunda nota de violação do CAA (Clean Air Act) direcionada à Volkswagen, já que outras marcas do grupo também estão envolvidas noescândalo das fraudes divulgado em setembro.

O CAA foi estabelecido pelo Congresso americano ainda na década de 70 como forma de “proteger a saúde pública e o bem-estar dos diferentes tipos de poluição do ar”. Recentemente a Volkswagen assumiu que forjou resultados de testes de emissões de poluentes – essa foi a primeira nota de violação. A segunda inclui carros da Porsche e da Audi (ambas pertencentes ao grupo Volkswagen) que também possuem um software ilegal instalado para enganar as autoridades ambientais.

Os veículos investigados são os modelos de 2014 a 2016, a diesel e com motor 3.0. Na primeira fase do escândalo, apenas carros de médio porte foram citados, mas agora são os modelos de luxo que estão na mira da justiça – carros desejados, como Audi A8, Porsche Cayenne e Volksvagen Touareg, por exemplo.

Ao contrário do que aconteceu em setembro, dessa vez a Volkswagen negou as acusações,mesma estratégia adotada pela Porsche, que afirmou em nota oficial estar “surpresa” com a notificação.

Via EPA

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/11/fraude-da-volkswagen-e-maior-do-que-se-pensava.html