Categories: Noticias Ambientales
      Date: Set 11, 2020
     Title: São Paulo: Energia lidera setores que mais emitem gases de efeito estufa em Piracicaba, aponta estudo

Publicação do Imaflora foi lançada na quinta-feira (10) e elenca os setores que contribuem para as emissões; cidade é a 11ª com maior emissão de CO2 no estado.

Por G1 Piracicaba e Região

Setor de energia é líder em emissão de gases de efeito estufa em Piracicaba — Foto: Rafael Bittencourt
Setor de energia é líder em emissão de gases de efeito estufa em Piracicaba — Foto: Rafael Bittencourt


Um estudo publicado pelo Imaflora nesta quinta-feira (10) aponta que o setor de energia é o que mais emite gases do efeito estufa (GEE) em Piracicaba (SP). A cidade é a 11ª com maior emissão de gás carbônico equivalente (CO2e) do estado, segundo os dados analisados pelo estudo.

Foram considerados no cálculo os setores de energia, agropecuária, resíduos, mudança de uso da terra e florestas e processos industriais e uso de produtos. As análises se baseiam nos últimos dados divulgados pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Seeg), do Observatório do Clima de 2018.

O boletim do projeto “Pira no Clima”, do Imaflora, mostra que o setor de energia emitiu um total de 887,2 mil toneladas de GEE, o que corresponde a 66% do total na cidade.

Em seguida são os setores de resíduos, com 197,1 mil toneladas, o de agropecuária, responsável por 185,5 mil toneladas de CO2e, o de mudança de uso da terra, que emitiu 72,7 mil toneladas e o de processos industriais 9,6 mil, totalizando 1,35 milhão de toneladas de GEE.

Emissão de gases de efeito estufa em Piracicaba em 2018

Setor GEE (toneladas)
Energia 887,2 mil
Resíduos 197,1 mil
Agropecuária 185,5 mil
Mudança de uso da terra 72,7 mil
Processos industriais 9,6 mil
TOTAL 1,35 milhão

De acordo com o Imaflora, o alto número de emissões de GEE do setor de energia é resultado da queima de combustíveis de automóveis. Para o instituto, o problema pode ser reflexo de um modelo de mobilidade urbana pensado em transporte baseado na utilização de automóveis individuais.

O dado, segundo o analista de Políticas Públicas do Imaflora, Bruno Vello, aponta para a necessidade de definir estratégias e políticas públicas para reduzir as emissões. "Medidas importantes incluem a otimização e incentivo ao transporte coletivo, o uso de combustíveis renováveis na frota pública e a criação de ciclovias e ciclofaixas", disse.

Desmatamento

No setor de "mudança e uso da terra", Piracicaba emitiu 72.774 mil toneladas de GEE, segundo o boletim, e coloca a cidade na segunda posição no ranking entre os municípios que mais emitiram gases de efeito estufa do estado de São Paulo em 2018.

As atividades nesse setor têm relação direta com desmatamento, degradação do solo, queima de resíduos florestais e calagem (preparo para o cultivo) das áreas recém-desmatadas.

Com 9.675 toneladas de GEE emitidas, o setor industrial aparece na última posição no boletim. Segundo os analistas, os dados estão subdimensionados, na medida em que apenas uma atividade é contabilizada, a de produção de aço e ferro gusa. Por conta dessa possível falta de dados, há a necessidade de ações de incentivo ao aumento da transparência do setor, segundo o Imaflora.

 

Fonte: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2020/09/11/energia-lidera-setores-que-mais-emitem-gases-de-efeito-estufa-em-piracicaba-aponta-estudo.ghtml