Categories: Noticias Ambientales
      Date: Out  9, 2020
     Title: Dia 'vira noite' em São Paulo após temporal; veja a previsão para o feriado
Da CNN

Depois de registrar recordes de calor, a capital paulista amanheceu com chuva e tempo fechado nesta sexta-feira (9). Em alguns bairros da região central, o dia "virou noite" por efeito do temporal que atingiu a cidade na madrugada.

O temporal causou ventos de até 40 km/h na região central. Em alguns pontos da capital e na Grande São Paulo, a ventania chegou a 80 km/h, segundo monitoramento via satélite do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a cobertura de nuvens com desenvolvimento vertical (cumulonimbus), ou seja, nuvens com grande espessura, bloqueia a passagem dos raios solares, o que é comum em tempestades. A escuridão, contudo, não tem nenhuma possível relação com as queimadas no Brasil, de acordo com a assessoria do CGE.

Céu escureceu no amanhecer da capital paulista
Céu escureceu no amanhecer da capital paulista. Foto: CNN Brasil (9.out.2020)

O centro de monitoramento ainda informou que as áreas da Grande São Paulo com pancadas de chuva mais intensas se concentram nos municípios de Cotia, Itapevi, Santana de Parnaíba e Barueri. Essas precipitações devem se deslocar para a Capital paulista e se espalhar por todas as regiões da cidade nas próximas horas, segundo o CGE.

À CNN, o meteorologista André Madeira explicou que a virada no tempo já era esperada. "A gente vinha avisando dessa mudança, que teríamos um 'refresco' no calor no final da semana. E a tendência é essa mesma", disse ele, acrescentando que a umidade deve voltar. "Essa onda de calor extremo vai se despedindo", completou.

Madeira ainda explicou que calor é comum para esse período do ano, mas que não da forma intensa como foi registrado nos últimos dias.

As altas temperaturas geraram alerta e fizeram o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) falar em "grande perigo" e risco de morte por hipertermia em grande parte da região Centro-Oeste e no estado do Tocantins, no Norte do país.

Previsão para o feriado

Para quem está se programando para o feriado, o meteorologista afirmou que há chances de chuva nas regiões do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e no litoral de São Paulo, além de umidade alta na Zona da Mata de Minas Gerais.

"A tendência é que, durante o feriado, a umidade vá diminuindo no Sudeste do Brasil, e predominem as pancadas de chuva à tarde no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo", informou. "A chuva ainda deve voltar ao Centro-Oeste do Brasil, mas por lá ainda predomina o tempo aberto e quente".

(Edição de texto: Luiz Raatz)

 

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/10/09/dia-vira-noite-em-sao-paulo-apos-temporal