Categories: Noticias Ambientales
      Date: Dez 16, 2020
     Title: Ciclone Yasa se aproxima de Fiji com ventos de até 260 km/h

Taylor Ward, da CNN 
16 de dezembro de 2020

Ciclone Yasa se aproxima de Fiji com ventos com força de furacão
Ciclone Yasa se aproxima de Fiji com ventos com força de furacão .Foto: CNN


Uma poderosa tempestade se encaminha para Fiji, trazendo ventos com a força de um furacão para a nação insular do Oceano Pacífico.

ciclone tropical Yasa atingiu a categoria 5 na escala de furacões Saffir-Simpson ao se aproximar de Fiji, com ventos de até 260 km/h. Apenas 24 horas atrás, estava na categoria 1, o que fez as autoridades locais alertarem para o possível efeito devastador da tempestade.

O Yasa pode se fortalecer mais nas próximas 12 horas, antes de enfraquecer ligeiramente conforme se aproxima de Fiji. Mesmo assim, espera-se que a tempestade esteja extremamente forte quando atingir o país na noite de quinta-feira (horário local).

Além de ventos de mais de 200 km/h, a tempestade também trará mais de 250 mm de chuva, o que pode causar inundações e deslizamentos de terra. A intensidade extrema da tempestade deixará a maré muito agitada, com ondas capazes de inundar as comunidades costeiras de baixa altitude.

De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa, em inglês), uma tempestade de categoria 4 na escala de furacões de Saffir-Simpson pode causar "danos catastróficos".

A escala estima o potencial de danos à propriedade, e a Noaa avisa que mesmo casas bem construídas podem enfrentar "danos severos" como resultado de ventos de mais de 200 km/h, enquanto árvores e postes de energia podem ser derrubados, causando destruição e perturbação.

O primeiro-ministro de Fiji, Frank Bainimarama, disse que "cada fijiano deve se preparar para chuvas fortes, ventos fortes, inundações costeiras e inundações em todo o país".

"Exorto as comunidades a usarem este tempo para tomar medidas para manter suas casas e comunidades seguras", disse Bainimarama em pronunciamento nacional, uma mensagem que foi reiterada pelo Ministério do Desenvolvimento Rural e Marítimo do país, que disse no Twitter: "Não temos como enfatizar mais: A hora de se preparar é agora".

Enquanto o Yasa se aproxima de Fiji, outro ciclone tropical, o Zazu, acaba de passar ao norte de Tonga, mas causou pouco ou nenhum impacto às ilhas.

Zazu é equivalente a uma forte tempestade tropical, com ventos de 100 km/h. Nenhum território está em seu caminho e a tempestade deve se dissipar nos próximos um ou dois dias.

Ciclones fortes se tornaram cada vez mais comuns no Pacífico nos últimos anos, algo que Bainimarama atribuiu à mudança climática, escrevendo no início deste ano que o aquecimento global foi a causa do agravamento dos incêndios florestais na Austrália, bem como de tempestades mais fortes no Pacífico.

“A cada grau adicional de aquecimento global médio, a escala e a frequência dos incêndios florestais aumentam exponencialmente, assim como a intensidade dos ciclones tropicais movidos pelo calor", disse Bainimarama.

Em abril, tanto Fiji quanto Vanuatu foram atingidos pelo ciclone tropical Harold, que foi equivalente a um furacão de categoria 5 e trouxe destruição massiva para Vanuatu, onde foi uma das tempestades registradas mais fortes que já atingiu o continente.

(Texto traduzido; leia o original em inglês)

 

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2020/12/16/ciclone-tropical-yasa-se-aproxima-de-fiji-com-ventos-com-forca-de-furacao