Categories: Noticias Ambientales
      Date: Nov 13, 2015
     Title: Madrid "livre" de automóveis para combater poluição

Níveis de poluição registados terça e quarta-feira fizeram disparar os alarmes. Protocolo de combate à poluição começou na quinta-feira.



Sofia Santana

Madrid acordou esta sexta-feira como se de domingo se tratasse. Estradas sem engarrafamentos, muitas vezes quase desertas, e múltiplos lugares de estacionamento no centro da cidade terão surpreendido os turistas e os residentes mais distraídos. As medidas de combate à poluição estavam a funcionar: a velocidade máxima foi limitada a valores entre 70 a 90 quilómetros por hora e o estacionamento só estava disponível a moradores, transportes, comerciais e pessoas com mobilidade reduzida. 

A poluição não é um problema recente na capital espanhola, mas no início da semana fez disparar os alarmes e levou o executivo da cidade a acionar o protocolo desenhado para os cenários mais preocupantes. 

Durante dois dias, terça e quarta-feira, três estações de controlo da contaminação do ar registaram níveis de nitrogénio superiores ao índice que obriga à aplicação de medidas: 200 microgramas por metro cúbico. 

Na sequência destes resultados, foi aplicado o protocolo de combate à poluição no centro da cidade, com a primeira fase a ser introduzida na quarta-feira. Neste dia, a partir das 06:00, a velocidade máxima dos veículos foi limitada a valores entre os 70 e os 90 quilómetros por hora. 

Mas foi preciso ir mais longe e, esta sexta-feira, entrou em vigor a segunda fase do protocolo. Além da limitação da velocidade máxima, o estacionamento também foi restringido a residentes, transportes, pessoas com mobilidade reduzida e outras exceções como, r exemplo, utentes de hospitais e outras unidades de saúde. 

Infringir as regras resultava numa multa que pode ascender aos 90 euros. E talvez por isso, a maioria das pessoas que se deslocou esta sexta-feira ao centro da cidade utilizou outras alternativas como os transportes públicos ou bicicletas.

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/internacional/restricoes/madrid-livre-de-automoveis-para-combater-a-poluica