Categories: Noticias Ambientales
      Date: Nov 16, 2015
     Title: França mantém COP21, mesmo após atentados

Evento sobre o clima acontece em Paris a partir de 30 de novembro, com Barack Obama entre os líderes convidados.

 



A Cúpula Internacional sobre o Clima (COP21) agendada para acontecer em Paris a partir de 30 de novembro será mantida, mesmo após os ataques ocorridos na capital francesa na última sexta-feira (13). O evento, promovido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), deve reunir mais de 40 mil pessoas e receber os principais líderes da Europa e outros países do Ocidente – incluindo o presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

"A COP21 precisa ser realizada", disse o ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, no sábado (14), segundo a Agence France-Presse. O esquema de segurança, no entanto, será reforçado em relação ao que havia sido planejado incialmente. No domingo (15), o primeiro ministro-francês, Manuel Valls, reforçou esse posicionamento. "Em alguns poucos dias, Paris será a capital do mundo nesta cúpula fundamental para a humanidade", disse Valls, complementando que adiar a cúpula “seria de certa forma ceder diante da violência".

De acordo com reportagem do Politico Europe, site com sede em Bruxelas, na Bélgica, e especializado em questões sobre a União Europeia, tanto Obama como o presidente da Comissão Européia, Jean Claude Juncker, disseram que estarão da COP21, conforme o planejado. É aguardado que esses líderes participem do discurso de abertura. 

A COP21 acontece até 11 de dezembro em Le Bourget, no extremo norte de Paris. Entre as principais metas da Cúpula do Clima está a definição de um acordo para limitar a redução das emissões de gases que contribuem para o efeito estufa, diminuindo os riscos do aquecimento global.

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2015/11/franca-mantem-cop21-mesmo-apos-atentados.html