Categories: Noticias Ambientales
      Date: Mai 11, 2016
     Title: Aeroporto de Heathrow no Reino Unido admite proibir voos nocturnos

A estrutura quer ganhar o apoio do governo e do público para construir uma controversa terceira pista – que os aviões não usarão de noite. Mas pode não chegar.

 



13:09 António Freitas de Sousa
antonio.sousa@economico.pt

O aeroporto de Heathrow, situado a Oeste de Londres, anunciou que pretende proibir os voos regulares entre 23H00 e as 5H30 na pista número três – que pretende construir, mas que tem sido muito mal recebida, tanto pelo governo como pela opinião pública. A medida inscreve-se, portanto, num conjunto de iniciativas através das quais as autoridades daquela infra-estrutura pretendem ganhar apoios para a expansão.

A proibição vem de encontro a uma recomendação de uma comissão governamental criada pala estudar a expansão do aeroporto – que havia escrito, há mais de dez meses que a nova pista só deveria ser construída se não houvesse ali voos nocturnos. Os responsáveis do aeroporto demoraram a aceitar, mas acabaram por o fazer, tendo afirmado também que iriam de encontro a outras recomendações da comissão.

Destas recomendações, destacam-se, para além dos voos nocturnos, a compensação aos proprietários que perderão as suas casas como resultado da expansão de Heathrow a uma taxa 25% acima do seu valor de mercado – o que representa mais 1,3 mil milhões de euros em cima do orçamento; e a desistência em relação a uma futura quarta pista.

No entanto, mantêm-se as preocupações sobre o ruído e a poluição do ar que a terceira pista causará. O primeiro-ministro David Cameron foi adiando uma decisão final sobre a matéria para permitir mais tempo de avaliação do impacto ambiental. Por outro lado, Heathrow enfrenta a concorrência do Aeroporto de Gatwick, que quer construir uma segunda pista de aterragem.

Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/aeroporto-de-heathrow-no-reino-unido-admite-proibir-voos-nocturnos_249215.html