Categories: Noticias Ambientales
      Date: Abr 26, 2014
     Title: Programa MonitorAr-Rio 

Em 1996 foi realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente  o primeiro estudo visando ao diagnóstico de qualidade do ar na Cidade do Rio de Janeiro.



A Universidade Federal do Rio de Janeiro ficou encarregada do desenvolvimento do projeto. O referido estudo orientou o início das atividades de monitoramento da qualidade do ar sob a responsabilidade da gestão municipal no ano de 2000. A rede instalada na ocasião contava com quatro estações fixas automáticas e uma estação móvel.

Após um intervalo de dois anos de interrupção do funcionamento da rede, em 2008, a prefeitura do Rio de Janeiro e a Petrobras firmaram um convênio para implantação do Programa MonitorAr-Rio, cujo objetivo foi restabelecer a operação da rede municipal de monitoramento de qualidade do ar. Além da reativação da coleta de dados, o convênio entre as duas entidades contemplou a ampliação do serviço com a aquisição de quatro novas estações fixas, assim como a complementação das antigas estações, pelo investimento em sensores meteorológicos, analisadores de ozônio.

O convênio também possibilitou criar um programa de educação ambiental voltado para o tema qualidade do ar, que promove a conscientização de crianças, adultos e idosos para o tema.

Para consultar os boletins, acesse: http://infoper.homeip.net:8800/smac/institucional/index.html.