Categories: Noticias Ambientales
      Date: Jun 20, 2016
     Title: Defesa Civil emite alerta de baixa umidade do ar em BH

A atuação da massa de ar frio e seco em Belo Horizonte favorece a ocorrência de índices de umidade relativa do ar em torno de 20% até terça-feira (21). Defesa Civil orienta cuidados; confira



É bom se hidratar e evitar a exposição ao sol em Belo Horizonte especialmente no período da tarde até a próxima terça-feira (21). A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu alerta confirmando baixa umidade relativa do ar em torno de 20% na capital mineira nos próximos dois dias. A atuação da massa de ar frio e seco favorece a ocorrência do índice, considerado situação de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que pode trazer riscos a saúde. O inverno, que começa às 19h34 de amanhã, será com temperaturas abaixo da média histórica em algumas regiões de Minas Gerais. 

Para encarar o tempo seco, o órgão recomenda evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h, especialmente entre as 14h e 16h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa.

O tempo seco também aumenta o risco de incêndios em matas. A orientação da Defesa Civil é não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas e não jogar pontas de cigarro para fora dos veículos. Motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios também devem ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça.

INVERNO

Com o deslocamento da massa de ar polar, o inverno promete ser gelado em algumas regiões. “Principalmente em julho e agosto, as temperaturas devem ficar acima da média nas regiões Norte, Noroeste, Oeste e Triângulo e abaixo nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e na Zona da Mata. Nas demais regiões, as temperaturas ficam dentro da média para o período”, explica o meteorologista Arthur Chaves, da Cemig. Nevoeiros e geadas podem acontecer no período principalmente nas primeiras horas do dia.

Segundo o meteorologista, por causa da redução de chuvas, a umidade relativa do ar também pode atingir valores abaixo de 20% no Triângulo, Oeste, Centro e Norte de Minas. Por causa disso, a população tem que tomar alguns cuidados. Em julho, podemos ter a inversão térmica. O fenômeno se forma quando a temperatura da atmosfera na superfície é menor do que nos níveis acima. Isso impede que os poluentes se espalhem, o que piora a qualidade do ar.

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2016/06/19/interna_gerais,774469/defesa-civil-emite-alerta-de-baixa-umidade-do-ar-em-bh.shtml