Categories: Noticias Ambientales
      Date: Out  4, 2016
     Title: Poluição em São Paulo pode matar 17 mil pessoas por ano

A poluição em SP é um grande problema. A capital está sempre encoberta pela “grande massa cinza” de nuvens de poluição, que também não perdoam as outras cidades do estado.



Grande parte dessa poluição vem dos veículos com motores a diesel, como caminhões e ônibus. Por isso, o Proam (Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental) pediu uma audiência com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB).

De acordo com estudos de especialistas da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 17 mil pessoas do estado morrem por causa da ausência de filtros adequados nos escapamentos dos veículos, do tipo retrofit. Desse número, 7 mil mortes ocorrem na capital. Os filtros são necessários, pois eles retêm o material nocivo à saúde.

O Proam quer apenas que o Governo cumpra a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, que obriga o poder público à “preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida” em regiões e municípios saturados.

O ofício encaminhado a Geraldo Alckmin sugere a iniciação de uma política paulista de ar limpo que seja prática e objetiva, “visando eliminar do ar substâncias mortíferas”. Além de pedir também a elaboração do Programa Estadual Paulista que siga uma política de “nenhum diesel sem filtro”.

Essas medidas são imprescindíveis pra acabar com a poluição em SP. segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), se o Brasil não atualizar os padrões de qualidade do ar, cerca de 256 mil pessoas poderão morrer, até 2030, apenas no estado de São Paulo.

Fonte: http://ondda.com/noticias/2016/10/poluicao-em-sp-mata-17-mil-por-ano