Categories: Noticias Ambientales
      Date: Out 24, 2016
     Title: 2016: PB teve 24 incêndios florestais

A Paraíba registrou, nos primeiros seis meses deste ano, 24 incêndios florestais e 261 em áreas urbanas. No ano de 2015, ocorreram 137 incêndios florestais, e 1.289 fora das áreas de preservação ambiental. O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais) alerta que as principais consequências das queimadas, no contexto local, são a destruição da fauna e da flora, o empobrecimento do solo, a redução e penetração de água no subsolo e, em muitos casos, mortes, acidentes e perda de propriedades.



No âmbito regional, causam poluição atmosférica com prejuízos à saúde de milhões de pessoas e à aviação e transportes, e elas também alteram, ou mesmo destroem, ecossistemas. Do ponto de vista global, as queimadas são associadas com modificações da composição química da atmosfera, assim como do clima da Terra, podendo causar também efeito estufa devido à quantidade de gases que poluem o ar. O Inpe diz ainda que as maiores contribuições da poluição do Brasil proveem das queimadas. Mas elas também são parte integrante e necessária de alguns ecossistemas, onde ocorrem naturalmente devido a raios, como no Cerrado.

As altas temperaturas, aliadas ao tempo seco e a falta de conscientização das pessoas, têm preocupado o Corpo de Bombeiros. Os riscos de propagação de incêndios aumentam nesta época do ano. Como a umidade do ar permanece baixa, é recomendada a adoção de atitudes simples para evitar que o número de casos cresça. Entre elas, evitar queimadas em terrenos, entulhos e demais lixos que podem ser descartados de outras formas. Esse tipo de incineração provoca poluição.

Fonte: https://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20161024084707&cat=paraiba&keys=-pb-teve-incendios-florestais