Categories: Noticias Ambientales
      Date: Out 28, 2016
     Title: Governo de Portugal vai disponibilizar 60 milhões de euros para substituir ônibus a diesel por coletivos menos poluentes

 

 

Ônibus a gás natural em Portugal

Ônibus a gás natural em Portugal

 

Recursos virão da Comissão Econômica Europeia. Medida é para diminuir a poluição

 

 



 

ADAMO BAZANI

Com apoio da Comissão Econômica Europeia, o governo de Portugal anunciou que vai disponibilizar até o ano que vem, 60 milhões de euros para incentivar os frotistas a trocar ônibus movidos a óleo diesel, mesmo com tecnologia Euro 6 (menos poluente que a do Brasil – Euro V), por coletivos elétricos a bateria, trólebus, a hidrogênio ou gás natural.

Parte dos recursos será para financiar, com condições mais favoráveis, a aquisição desses veículos e outra parte para cobrir a diferença de custo entre ônibus diesel e ônibus com fontes menos poluentes de energia.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente para a imprensa local, a medida deve melhorar não só a qualidade do ar, mas também os transportes, com ônibus mais novos e confortáveis.

“A medida de apoio está prevista no Plano Nacional de Reformas e destina-se a promover a renovação da frota do transporte público urbano em duas dimensões. Incentivar a aquisição de autocarros [ônibus] mais sofisticados, promovendo a adoção de tecnologias mais eficientes, como sejam autocarros a gás e elétricos, e promover a efetiva renovação da frota de autocarros em Portugal”

As linhas de financiamento devem cobrir até 85% do valor do ônibus e pagar a diferença de custo entre os veículos menos poluentes, que são mais caros que os convencionais. O poder público também vai auxiliar na despesa para instalação de infraestrutura de abastecimento por combustíveis alternativos ao diesel e carregamento de baterias nas garagens e também terminais.

Todo processo será gerido pelo POSEUR –  Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e terá o apoio técnico do Instituto da Mobilidade e dos Transportes da Agência Portuguesa do Ambiente e da direção-geral de Energia e Geologia.

A ANTROP – Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros vê a medida de forma positiva, mas com ressalva. Os frotistas gostariam de um programa de longo prazo.

O Ministério do Meio Ambiente estima que os recursos de 60 milhões de euros para troca de ônibus diesel por ônibus não poluentes podem gerar um impacto global de investimentos no setor de transportes na ordem de 200 milhões de euros.

A associação dos donos de fortas calcula que existem aproximadamente 15 mil ônibus, circulando em Portugal, dos quais 14.500 são movidos a diesel.

Os veículos urbanos têm idade média elevada, superando os 14 anos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

Fonte : https://diariodotransporte.com.br/2016/10/27/governo-de-portugal-vai-disponibilizar-60-milhoes-de-euros-para-substituir-onibus-a-diesel-por-coletivos-menos-poluentes/