Categories: Noticias Ambientales
      Date: Nov  1, 2016
     Title: Par ou ímpar? Madrid vai ter circulação alternada de automóveis
01 DE NOVEMBRO DE 2016 - 11:30

Por causa da poluição atmosférica, em dias pares só entram carros com matrículas terminadas em número par. As medidas são automáticas, se a poluição for persistente durante vários dias

Foto: Marcelo del Pozo/ Reuters


 

 

A cidade de Madrid pode agravar já esta quarta-feira, as limitações à circulação automóvel em vigor desde o inicio da semana. Os elevados níveis de poluição atmosférica determinaram na segunda-feira, uma interdição ao estacionamento de automobilistas não residentes.

A medida é há muito usada, por exemplo em Roma, mas em Espanha, será uma estreia.
É a medida mais grave, prevista num plano de emergência que a autarquia de Madrid, aprovou este ano, e que nunca foi aplicado, até esta semana.

A elevada concentração de poluentes implica a adoção automática de várias medidas estreitas.
Num primeiro nível, a presença de dióxido de azoto (NO2) com concentrações acima das 200 unidades (mcg/m3) , durante dois dias consecutivos, ou 250 unidas num único dia, implica a redução imediata dos limites máximos de velocidade para 70 km/h

Se persistir por mais dias, passa a ser proibido o estacionamento a não residentes, e nas zonas de maior concentração de tráfego. Se for atingido um volume de quatrocentas unidades de emissões poluentes, a circulação passa a ser alterada em função da matrícula, e do dia da semana.

Primeiro, dentro do anel central da cidade, e depois e todo o perímetro urbano.
Num caso extremos, a autoridade de Madrid pode mesmo impedir na totalidade o transito na cidade, mas essa já não é uma decisão automática.

Hoje, é feriado em Espanha, e por isso, não há restrições no estacionamento em Madrid.
Os primeiros dados não mostram, nesta altura um redução dos poluentes na atmosfera, pelo que segundo o jornal El Mundo, a circulação alternada de veículos deve ser mesmo uma realidade amanhã.

Como é um dia par, só poderão entrar em Madrid, carros com a matrícula que termine em número par. Acrescenta-se a esta medida, a limitação de velocidade em 70 km/h, e a proibição de estacionar para não residentes.

 

Fonte : http://www.tsf.pt/sociedade/ambiente/interior/par-ou-impar-madrid-vai-ter-circulacao-alternada-de-automoveis-5474245.html