Categories: Noticias Ambientales
      Date: Mai 20, 2014
     Title: Workshop discute campanha científica sobre poluição na Amazônia

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros planejam atividades conjuntas. Ação no âmbito do GoAmazon será realizada em setembro.



(por Portal Brasil publicado: 19/05/2014 19:30 última modificação: 19/05/2014 19:30)

Entre esta segunda-feira (19) e a quinta (22), será realizado o workshop Acridicon-Chuva, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI). O encontro reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros, principalmente da Alemanha, para discutir o planejamento de uma campanha científica que será realizada em setembro e outubro na região amazônica.

A campanha abrange medidas em solo e aéreas com sobrevoos diários, durante um mês, de aeronaves no entorno de Manaus, no chamado Arco do Desflorestamento (Porto Velho, Alta Floresta etc.) e em regiões de queimadas. Serão feitas medidas para avaliar impactos da poluição urbana e de queimadas (aerossóis) no ciclo de vida de nuvens e na formação de nuvens de tempestades na região.

A primeira campanha de medidas foi realizada em fevereiro e março, durante a estação chuvosa. Foram coletados dados de química da atmosfera e parâmetros meteorológicos no entorno da região metropolitana de Manaus, com equipamentos em solo, instalados em diferentes locais, e a partir de sobrevoos diários da aeronave científica Gulfstream-1, do Departamento de Energia (DOE), dos Estados Unidos.

Sobre a campanha

A campanha Acridicon (Aerosol, Cloud, Precipitation, and Radiation Interactions and Dynamics of Convective Cloud Systems) faz parte de um programa mais amplo, o GoAmazon, cujos experimentos estão em operação desde o início deste ano. O objetivo do programa é compreender melhor os impactos da poluição atmosférica de Manaus e de queimadas no sistema tropical amazônico e suas possíveis influências no clima regional e global.

O GoAmazon está programado para durar dois anos, até o fim de 2015. O programa é composto por duas campanhas científicas intensivas, que fazem uso de aeronaves para medidas de parâmetros atmosféricos e de poluição urbana e de queimadas.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2014/05/workshop-discute-campanha-cientifica-sobre-poluicao-na-amazonia