Categories: Noticias Ambientales
      Date: Dez  5, 2016
     Title: Australia considera cobrar por poluição de usinas de carvão e gás natural  
Governo conservador rejeitou taxa nacional de carbono em 2014

POR O GLOBO

05/12/2016 8:16 / atualizado 05/12/2016 8:25
Uma usina de carvão produz energia na cidade de Collie, no Oeste da Austrália - STRINGER / REUTERS




RIO - Um ministro do governo australiano afirmou que a gestão federal está considerando fazer com que empresas do setor elétrico paguem pela emissão de gases do efeito estufa que geram.

O anúncio do projeto do governo vem três anos depois do Senado, acompanhando o posicionamento do governo conservador do Primeiro-ministro Tony Abbott, do Partido Liberal, rejeitar uma taxa nacional de carbono para os grandes poluidores, em 2014.

Nesta segunda-feira, o ministro de Meio Ambiente e Energia, Josh Frydenberg, afirmou à rede de televisão pública “Australian Broadcasting Corp.” que o governo está estudando cobrar de usinas de carvão e gás natural pela poluição como estratégia para cumprir suas metas para redução da emissão de carbono.

Frydenberg disse que, enquanto o seu governo — também nas mãos do Partido Liberal — rejeitou a precificação do carbono para todas as industrias proposta pela gestão anterior do partido de centro-esquerda, o Partido Trabalhista, o projeto atual em estudo considera apenas o setor elétrico, responsável por um terço das emissãos de gases do efeito estufa da Austrália.

Conforme mostrou O GLOBO em novembro, o Brasil também está estudando modelos para a precificação do carbono, por meio do Ministério da Fazenda e com apoio do Banco Mundial. Em 2017, o ministério deve apresentar suas recomendações, e um eventual sistema de precificação já pode ser colocado em prática a partir de 2020.


Fonte : http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/meio-ambiente/australia-considera-cobrar-por-poluicao-de-usinas-de-carvao-gas-natural-20589797