Categories: Noticias Ambientales
      Date: Dez  8, 2016
     Title: Madri decide fechar ruas do centro para carros por 30 dias

Objetivo é aumentar a segurança e o conforto dos pedestres durante período muito movimentado, mas iniciativa deve se expandir em 2017

por GUILHERME BLANCO MUNIZ

Madri restringirá circulação de carros se poluição piorar (Foto: Denis Doyle/Getty Images News)

MADRI RESTRINGIRÁ CIRCULAÇÃO DE CARROS SE POLUIÇÃO PIORAR (FOTO: DENIS DOYLE/GETTY IMAGES NEWS)


Depois de cidades na França, Dinamarca, Irlanda, Noruega e até no Brasil, chegou a vez de a Espanha vetar a circulação de carros nas principais ruas de Madri, ao menos por um período. Os poucos carros que forem autorizados a entrar na área de restrição poderão acelerar a até 30 km/h. O projeto, que tem como objetivo aumentar a segurança e a comodidade dos pedestres, está sendo implantado durante um total 30 dias entre o início de dezembro e meados de janeiro, mas deve ser ampliado no ano que vem.

O fechamento das ruas para carros e abertura para pedestres acontecerá em uma área central de Madri, muito visitada por turistas nessa época do ano. Mas, o banimento dos carros não será total, já que alguns veículos ainda poderão circular na região. As exceções serão para os moradores da região, pessoas com dificuldades de locomoção, carros de serviços públicos (como ambulâncias e caminhões de lixo), ônibus, taxis, motos, bicicletas e carros elétricos ou não poluentes.

A região da Gran Via, uma das principais avenidas da cidade espanhola, vai concentrar boa parte dos bloqueios. A área é conhecida como Broadway da Espanha e reúne bares, lojas e outros pontos turísticos. Das seis faixas de rolamento da Gran Via (três em cada sentido), somente uma de cada lado estará liberada para os carros autorizados na maior parte da avenida.

As medidas serão testadas por 30 dias, em três períodos diferentes, considerados os de maior pico de circulação de pedestres. Se os resultados forem positivos, a liberação das ruas para a população poderá ser definitiva a partir do verão de 2017, durante o meio do ano.

Vale lembrar que Madri não é a primeira - e provavelmente não será a última - cidade a vetar parcialmente a circulação de carros para beneficiar os pedestres e a qualidade do ar. Londres, Copenhague, Dublin, São Paulo e Rio de Janeiro já adotaram planos semelhantes. Já a norueguesa Oslo foi mais radical e decidiu banir completamente a circulação de veículos particulares no centro da cidade. Mas os motoristas terão até 2019 para se acostumar com a ideia, quando ela entrará em vigor definitivamente.

 

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2016/12/madri-decide-fechar-ruas-do-centro-para-carros-por-30-dias.html