Categories: Noticias Ambientales
      Date: Fev  8, 2017
     Title: Projeto transforma poluição atmosférica em tinta

Equipamento captura emissões de veículos para obter matéria-prima

 

Segundo os responsáveis pelo projeto, processo de fabricação da tinta é similar aos padrões industriais atuais e produto é tão seguro quanto os disponíveis hojeFoto: Reprodução

Segundo os responsáveis pelo projeto, processo de fabricação da tinta é similar aos padrões industriais atuais e produto é tão seguro quanto os disponíveis hoje



POR CESAR BAIMA

RIO – Todos os dias, milhões de veículos ao redor do mundo lançam toneladas e mais toneladas de gases tóxicos e fuligem na atmosfera, agravando o aquecimento global e prejudicando a saúde dos bilhões de habitantes das grandes cidades do planeta. Diante disso, um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), EUA, desenvolveu uma maneira de capturar pelo menos parte dessas emissões e transformá-las em tinta. Batizado Air-Ink, o projeto agora busca financiamento coletivo na plataforma Kickstarter para ganhar escala e ajudar a combater o problema.

De acordo com a descrição dos criadores do sistema, tudo começa com o acoplamento de um equipamento chamado Kaalink na ponta do cano de exaustão dos veículos. Lá, ele filtra o material particulado formado pelo carbono não queimado pela combustão incompleta nos motores, que depois vai servir de matéria-prima para a fabricação da tinta, num processo que a empresa indiana Gravinky Labs, incubada pelos pesquisadores junto ao MIT, ainda mantém em segredo. Segundo eles, o Kaalink pode capturar até 93% da poluição lançada por motores de combustão interna padrão e são necessários cerca de 45 minutos de exaustão para obter material suficiente para produzir aproximadamente 30 gramas de tinta.

- No momento, estamos recolhendo poluição em pequena escala em Bengaluru, Índia – contou Anirudh Sharma, cofundador da Gravinky Labs, ao site “Seeker”. - Atualmente, nosso mecanismo de coleta envolve esvaziar as unidades em nossas próprias garagens.

Sharma, no entanto, espera poder expandir radicalmente a iniciativa. Recentemente, a empresa fechou parceria com a popular marca de cerveja asiática Tiger para uma campanha de conscientização e planeja ir além dos veículos, criando versões do Kaalink que possam ser acopladas em chaminés e outros sistemas industriais de exaustão.

- Neste estágio, o equipamento Kaalink ainda está passando por diversas rodadas de testes e eventuais certificações – destacou Sharma ao “Seeker”. - Pretendemos instalá-los em carros, caminhões e chaminés de diversos tamanhos e escalar e ajudar indivíduos, organizações e governos a capturar sua própria poluição e reciclá-la.

 

Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/projeto-transforma-poluicao-atmosferica-em-tinta-20888556