Categories: Noticias Ambientales
      Date: Mar 22, 2017
     Title: Madrid vai ter estacionamento pago à noite, fins de semana e feriados

O "Ayuntamiento" da capital anunciou mudanças na forma de pagamento nas zonas da cidade que define como tendo "características especiais na procura de transportes privados". Vai ser tudo a pagar.

Foto: Juan Medina / Reuters


Rute Fonseca

 

A partir do próximo ano, o horário do Serviço de Estacionamento Regulado de Madrid vai ser alargado e passa a ser pago à noite, aos fins de semana e até nos feriados.

É mais uma das medidas que estão incluídas no Plano de Qualidade do Ar e Alterações Climáticas que está a ser elaborado pelo "Ayuntamiento" de Madrid. O objetivo da governo local madrileno é, até 2030, reduzir em metade as emissões com origem nos transportes urbanos.

O jornal El Mundo conta que com a extensão dos pagamentos nos estacionamento pretende-se forçar os condutores a deixar o carro em casa e de acordo com um porta-voz do município, esta também é uma forma de estudar quais os parquímetros que permanecem mais tempo ocupados.

A possibilidade de alargar esta medida até meia-noite e incluir também o fim de semana, do meio-dia às 3 da tarde de sábado já tinha sido ponderada pelo governo de Madrid em 2015, mas sempre foi dito que esta era apenas uma possibilidade. Agora mudaram de ideias e o estacionamento passa a ser pago até às 9 da noite, em todos os dias da semana. Uma medida que se junta à intenção de a partir de 2020 proibir a circulação de veículos a gasolina com matrícula anterior ao ano 2000 e a diesel registados antes de 2006.

Mas há mais.

Também a partir do próximo ano vão ser criadas áreas com um tempo de estacionamento mais restrito. Atualmente é possível permanecer no mesmo local até quatro horas.

Outra das medidas previstas para reduzir a poluição é a aplicação de novas taxas sobre os parquímetros, penalizando os mais poluentes e dando benefícios aos mais limpos. Madrid quer revolucionar o estacionamento no centro da cidade e nos próximos meses também vai criar mais zonas de longa permanência, identificado com azul e laranja os espaços onde qualquer pessoa pode estacionar até ao máximo de 12 horas por dia.

Tudo em nome da qualidade do ar.

 

Fonte: http://www.tsf.pt/internacional/interior/madrid-vai-ter-estacionamento-pago-a-noite-fins-de-semana-e-feriados-5739375.html