Categories: Noticias Ambientales
      Date: Abr  7, 2017
     Title: Fujitsu desenvolve sensor de gás que utiliza grafeno para detectar poluição

Da Redação

A novidade é 10 vezes mais sensível ao dióxido de nitrogênio e pode ser usada para monitorar o ambiente em tempo real



O Fujitsu Laboratories, centro de pesquisa subsidiário da Fujitsu, anunciou o desenvolvimento de um sensor de gás com utilização de grafeno. Segundo a companhia, trata-se do primeiro do mundo do tipo.

No grafeno, os átomos de carbono estão dispostos numa folha de um átomo de espessura. Suas propriedades tornam o material leve e mais sólido que o diamante.

A Fujitsu explica que a tecnologia em desenvolvimento irá contribuir para que instrumentos compactos possam medir componentes específicos de gás com velocidade e sensibilidade, seja para detectar a poluição atmosférica ou para testar gases derivados organicamente na respiração de uma pessoa.

O sensor de gás opera com um novo princípio, em que um transistor de silício é substituído por grafeno. A solução pode detectar uma concentração menor do que dezenas de partes por bilhão (ppb) de dióxido de nitrogênio (NO2) e amônia (NH3). Além disso, com o dióxido de nitrogênio em particular, a sensibilidade melhorou mais de 10 vezes, para menos de 1 ppb, diz a Fujitsu.

A companhia acredita que a nova tecnologia permitirá medições em tempo real na qualidade do ar. Além disso, futuramente, ao combinar a novidade com outro sensor que pode medir amônia com alto nível de sensibilidade, a Fujitsu planeja desenvolver um sensor altamente sensível e portátil que possa ser usado como um termômetro para medir gases presentes na respiração humana para detecção precoce de doenças.

 

Fonte: http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2017/04/06/fujitsu-desenvolve-sensor-de-gas-que-utiliza-grafeno-para-detectar-poluicao/