Categories: Noticias Ambientales
      Date: Jun  8, 2017
     Title: Vítima da poluição do ar em Paris processa o governo francês 

Clotilde Nonnez acusa autoridades de inação no combate aos poluentes

POR O GLOBO

Os níveis de poluição do ar em Paris bateram recorde em dezembro do ano passado .
Francois Mori / AP




PARIS — A moradora de Paris Clotilde Nonnez está processando o governo francês por ele ter falhando em proteger a saúde dela contra os efeitos da poluição do ar. A professora de ioga de 56 anos vive na capital francesa há três décadas, e nesse período viu sua saúde deteriorar, mas a situação piorou em dezembro do ano passado, quando os níveis de poluição atmosférica bateram recorde na cidade.

— Estamos acionando o Estado porque pensamos que os problemas médicos que as vítimas da poluição sofrem são resultado da falta de ação das autoridades para conter a poluição do ar — disse o advogado de Clotilde, François Lafforgue, ao “Le Monde”.

Segundo o advogado, a poluição atmosférica provoca a morte de 48 mil franceses todos os anos. Além de Clotilde, outras vítimas da poluição devem abrir processos nas próximas semanas em Lyon e Lille, disse Lafforgue.

Clotilde alega que sempre levou uma vida saudável, primeiro como dançarina e, mais recentemente, como professora de ioga, mas mesmo assim sofre de problemas respiratórios graves. Quando os níveis de poluição bateram recorde, em dezembro do ano passado, sua condição respiratória disparou um ataque de pericardite aguda.

— A doutora que estava me tratando diz que o ar de Paris é tão poluído que estamos respirando ar podre — disse Clotilde. — Ela tem outros pacientes como eu, incluindo crianças e bebês. O meu cardiologista diz a mesma coisa.

O governo de Paris vem tentando reduzir os níveis de poluição nos últimos anos. Muitas vias da capital têm restrições ao tráfego de veículos, e em algumas zonas da cidade apenas carros com uma certificação de baixas emissões podem circular.

 

Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/vitima-da-poluicao-do-ar-em-paris-processa-governo-frances-21445295