Categories: Noticias Ambientales
      Date: Jun 27, 2017
     Title: Projeto reduz emissão de CO2
DA REDAÇÃO SUMARÉ
PARQUE EÓLICO | Estrutura conta com nove aerogeradores


Iniciativa para a incorporação da energia limpa e renovável ao processo produtivo dos automóveis Honda, o Parque Eólico da Honda Energy, em Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, já permitiu que mais de 15 mil toneladas de CO2 deixassem de ser emitidas na atmosfera, informou a empresa, que tem fábrica em Sumaré.

Inédito entre as operações da Honda no mundo, o parque é gerenciado pela subsidiária Honda Energy, e foi construído para atender a meta global de redução de 30% nas emissões de gás carbônico de seus automóveis, motocicletas, produtos de força e também de seus processos produtivos em todo o mundo até 2020. A operação brasileira superou a meta e reduziu, já no primeiro ano de funcionamento do parque, 50% do estipulado, de acordo com a multinacional.

A Honda diversificou sua matriz energética e escolheu apostar na energia eólica, que apresenta um dos menores índices de emissão de dióxido de carbono e é favorecida pela boa disponibilidade de ventos no país, em especial, nas áreas costeiras e montanhosas.

A geração do parque eólico, que já está acumulada em 171.514 MWh, supre as atividades da fábrica de automóveis da Honda, os escritórios da marca nas cidades de Sumaré e São Paulo, além do centro logístico da LSL Transportes, empresa coligada, localizada em Paulínia, responsável pelas operações de movimentação de materiais e abastecimento das linhas de montagem.

A Honda divulgou que é a única empresa do setor automotivo nacional autossuficiente em energia renovável e também a obter o Certificado de Energia Renovável, cedido pela ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica) e pela Abragel (Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa).

O parque conta com nove aerogeradores, resultando em uma capacidade total de 27,7MW. Em uso pleno, o empreendimento alcança a geração de 85.000 MW/ano.

As nove torres, com capacidade individual de 3MW, têm 94 metros de altura e o ponto mais alto do conjunto alcança 150 metros. As 27 pás, por sua vez, possuem 55 metros e 15 toneladas cada.


Fonte: http://portal.tododia.uol.com.br/_conteudo/2017/06/cidades/142042-projeto-reduz-emissao-de-co2.php