Categories: Noticias Ambientales
      Date: Jul 19, 2017
     Title: MG: Semana do Fazendeiro vai até sábado em Viçosa

Cerca de 3 mil pessoas devem participar do evento, que também oferece atividades culturais.

Por G1 Zona da Mata

Cerca de 3.000 pessoas deve passar pela Semana do Fazendeiro  neste ano (Foto: Daniel Sotto/CCS)
Cerca de 3.000 pessoas deve passar pela Semana do Fazendeiro neste ano
(Foto: Daniel Sotto/CCS)


A programação oferece o Circuito do Café e do Leite, a 5ª Semana da Mulher e Rural, 9ª Semana da Juventude Rural, oficinas tecnológicas, quase 400 cursos, dia de campo, palestras e workshops, minifazenda, II Torneio Leiteiro, leilão de gado e equinos, Troca de Saberes, além de tendas de orientação, consultoria coletiva, troca de experiências, feira comercial, conferências de interesse prático e atividades culturais, com feira de artesanatos e automóveis antigos.

Nesta edição, a minifazenda conta com um percurso educativo que mostra a cadeia produtiva da proteína. Serão explorados aspectos científicos e tecnológicos dentro desse circuito, tornando a ciência mais acessível ao público de todas as idades.

Os visitantes entrarão em contato com uma fazendinha de verdade, onde conhecerão os tipos de grãos e leguminosas que servem de alimento aos animais no processo produtivo, os diferentes animais envolvidos na produção de alimentos, bem como as ações de tratamento dos resíduos e formas mais sustentáveis de desenvolvimento.

 

Projeto Carbono Zero

 

Na busca de conciliar a realização da Semana do Fazendeiro com a preocupação relacionada às mudanças climáticas, a UFV criou o Programa Carbono Zero, que completa seu oitavo ano de execução.

Os principais objetivos do programa são quantificar, neutralizar e propor medidas de redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) geradas no decorrer da organização e realização da Semana do Fazendeiro e demais eventos da UFV. Além disso, o programa troca informações, junto aos produtores e demais visitantes, sobre o balanço de carbono em propriedades rurais e urbanas e outros temas relacionados às mudanças climáticas.

Antes, durante e após a realização do evento, é feita a mensuração das principais fontes de emissão de GEE. A partir dessa quantificação é elaborado um inventário, que permite balizar a compensação e redução das emissões. A alternativa empregada para a neutralização das emissões da Semana do Fazendeiro é a compensação por meio do plantio de mudas.

Neste ano, o Carbono Zero estará presente na minifazenda, interagindo com as crianças,de forma que elas possam compreender como ocorrem as mudanças climáticas e também como elas podem contribuir para minimizar esse problema.

 

Trânsito

 

Os portões das vias alternativas da UFV ficarão abertos até 23h durante toda a 88ª Semana do Fazendeiro. Já o trânsito no campus ficará interditado, entre os dias 17 e 21 de julho, nos acessos ao Centro de Vivência e ao Restaurante Universitário (RU), devido ao evento.

 

 

Fonte: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/semana-do-fazendeiro-vai-ate-sabado-em-vicosa.ghtml