Categories: Noticias Ambientales
      Date: Jul 21, 2017
     Title: Emissões: Audi, Volkswagen e Porsche chamam 850 mil carros à oficina
Processo de recolha de veículos abrange três marcas do grupo Volkswagen. Fotografia: REUTERS/Dado Ruvic
Processo de recolha de veículos abrange três marcas do grupo Volkswagen.
Fotografia: REUTERS/Dado Ruvic


Diogo Ferreira Nunes

Marca diz ainda que está a ser alvo de uma investigação por parte da KBA, que ainda não foi concluída

O grupo Volkswagen vai recolher um total de 850 mil automóveis das marcas Audi, Porsche e Volkswagen em todo o mundo, exceto nos Estados Unidos e no Canadá. O gigante automóvel alemão pretende realizar uma atualização de software nos carros com motores de seis e oito cilindros a gasóleo das normas de emissões EU5 e EU6, anunciou esta sexta-feira o grupo em comunicado. O processo é voluntário.

“A Audi pretende manter a viabilidade dos motores a gasóleo para os seus consumidores e contribuir para a melhoria da qualidade do ar. Ao mesmo tempo, a Audi está convencida que o programa irá contrariar possíveis penalizações aos carros com motores a gasóleo. Com a diminuição do consumo de combustível, estes motores vão ajudar a alcançar as ambiciosas metas de emissões de CO2 na Europa, outra das razões para este programa de recolha”, justifica a empresa no mesmo documento.

A Audi, marca do grupo VW que lidera este processo, diz que desde 2016 esteve a analisar todas as combinações entre motores e transmissões em cooperação com o Ministério dos Transportes e a autoridade automóvel da Alemanha (KBA).

A marca diz ainda que está a ser alvo de uma investigação por parte da KBA, que ainda não foi concluída. “Se essas investigações resultarem em mais consequências, a Audi irá, obviamente, implementar as soluções técnicas necessárias”, refere a empresa no final do comunicado.

Esta é a segunda vez esta semana que uma marca anuncia um processo de recolha de veículos a gasóleo. A Mercedes iniciou na terça-feira, 18 de julho, a recolha voluntária de três milhões de automóveis a gasóleo na Europa.

O processo foi anunciado depois de uma investigação levada a cabo pelo jornal Süddeutsche Zeitung e com as emissoras de televisão NDR e WDR ter adiantado que a marca de Estugarda terá, durante quase uma década, entre 2008 e 2016, vendido nos Estados Unidos e na Europa carros com nível de emissões de gases poluentes elevado e não autorizado.

 

Fonte: https://www.dinheirovivo.pt/empresas/emissoes-audi-porsche-e-volkswagen-chamam-850-mil-carros-a-oficina/