Categories: Noticias Ambientales
      Date: Jul 24, 2017
     Title: PA: Em seis meses, Semma já recebeu mais de 50 denúncias de poluição provocada por queimadas

A Semma recebeu do início do ano até agora 59 denúncias de poluição provocada por fumaça, e tem realizado trabalho de fiscalização para combater esse tipo de crime.

Por G1 Santarém



Nos últimos dias, além do calor e poeira típicos dessa época do ano, os moradores de Santarém, oeste do Pará, têm que enfrentar nuvens de fumaça, principalmente no final do dia, problema que além de prejudicar a saúde das pessoas, causa danos ao meio ambiente.

Além de incomodar, a fumaça causa vários problemas de saúde, principalmente no trato respiratório, como sinusite, rinite, asma, bronquite e em casos mais graves, pneumonia.

Segundo o pneumologista Rubem Dourado, além da irritação nos olhos, tosse, falta de ar e inflamações, aos que são alérgicos a fumaça pode levar à pneumonia.

A secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma) recebeu do início do ano até agora 59 denúncias de poluição provocada por fumaça. O órgão tem realizado trabalho de fiscalização para combater esse tipo de crime.

O chefe de fiscalização da Semma, Vianey Lira, orienta a população a não queimar o lixo. “A poluição atmosférica traz danos à saúde pública, então a partir de segunda (24) a Semma realizará treinamentos com os agentes de endemias, com o objetivo de reforçar para as pessoas o quanto a fumaça pode ser tóxica”, informou.

A lei 9.605 (código ambiental) estipula multa de R$ 50 a 50 milhões para quem desobedecer, a pena de reclusão pode variar de seis meses a cinco anos.

 

Fonte: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/em-seis-meses-semma-ja-recebeu-mais-de-50-denuncias-de-poluicao-provocada-por-queimadas.ghtml