Categories: Noticias Ambientales
      Date: Fev  5, 2018
     Title: Brasília: MP pede medidas contra gases tóxicos em estação de tratamento

De acordo com o MP, desde 2009, gases de efeito estufa são lançados diretamente na atmosfera

 

MP pede medidas contra gases tóxicos
Foto: Agência Brasília


O Ministério Público do Distrito Federal recomendou a adoção de medidas para efetivar o tratamento e o aproveitamento energético dos gases gerados no processamento de esgotos e chorume da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Melchior, localizada em Samambaia. De acordo com o MP, desde 2009, gases de efeito estufa são lançados diretamente na atmosfera.

As recomendações foram encaminhadas ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), responsável pela operação do sistema. De acordo com o MP, o Ibram tem 60 dias para estabelecer à Caesb novas condicionantes na Licença de operação.

A promotoria quer que, a partir de agora, sejam controladas a qualidade do ar atmosférico, dos poluentes emitidos e que seja determinado o aproveitamento energético do biogás gerado na estação.

A Caesb terá 120 dias para apresentar um cronomograma para contemplar as recomendas. A empresa afirmou que já solicitou estudos, e que mudanças estão sendo feitas na estação.

Desde 2016, análises de poluentes têm apontado problemas na estação. Segundo o Ibram, houve inoperância do sistema de coleta e queima dos gases gerados nos reatores e no escape.

 

Fonte: http://www.destakjornal.com.br/cidades/detalhe/mp-pede-medidas-contra-gases-toxicos-em-estacao-de-tratamento