Categories: Noticias Ambientales
      Date: Fev 23, 2018
     Title: China colhe resultados e segue caminho do desenvolvimento verde

A China tem, nos últimos anos, seguido o caminho de desenvolvimento verde, promovendo a ecocivilização de modo a conter a degradação de ecossistemas em diferentes regiões no país. O desenvolvimento verde já se tornou um conceito comum para a sociedade chinesa.



Rao Min, residente de Luzhou, província de Sichuan, mora num bairro residencial a 200 metros do Rio Yangtze. Ele conta ter sentido significativamente a melhoria das condições ambientais.

“Antigamente, havia muitos sacos plásticos e resíduos de construção nas proximidades. Era bastante sujo. Depois, foi ficando cada vez mais limpo, mais limpo até que muitos jardins de Luzhou. Me parece que quando o governo tratou o ambiente, os moradores também aumentaram a consciência de proteção ambiental.”

A melhoria do ambiente do Rio Yangtze resulta da campanha de proteção da fonte de água potável lançada em Luzhou há dois anos. O governo local investiviu um total de 17 milhões de yuans no controle de esgotos e cais de cascalhos ao longo do rio Yangtze.

Outra cidade à beira do Rio Yangtze, Yichang, da província de Hubei, dedicou-se a promover a transformação e escalada da indústria química. Foram fechadas 25 empresas químicas em um raio de um quilômetro do Rio. Nos próximos três anos, a cidade planeja fechar, deslocar e transformar 134 empresas químicas. E, até 2020, nenhuma fábrica química existirá nessa área.

O vice-prefeito de Yichang, Yuan Weidong, afirmou que, enquanto elimina a capacidade de produção atrasada, a cidade investirá 50 bilhões de yuans para desenvolver um parque de indústria química de alto nível, a fim de aumentar o padrão da indústria.

“Vamos priorizar o desenvolvimento de algumas indústrias, como as de produtos químicos finos, novos materiais químicos, farmacêutica, eficiência energética, entre outras. Vamos também desenvolver a produção inteligente e as transmissões fotoelétricas, bem como os produtos químicos eletrônicos e materiais funcionais.”

A China também obteve êxitos exponenciais no controle da poluição atmosférica. Um relatório do Ministério da Proteçao Ambiental da China revela que a concentração das partículas finas de PM2.5 baixou 9,9% na região Beijing-Tianjin-Hebei no ano passado. A qualidade do ar chegou ao seu melhor nível nos últimos anos.

A diretora do Departamento de Planejamento do Ministério da Proteção Ambiental, You Yanxin, revelou que o governo chinês reforçou ainda mais o investimento na proteção do meio ambiente.

“Atualmente, as pessoas se preocupam mais com as questões relacionadas à poluição do ar e da água, e quanto ao tratamento do ambiente na zona rural. Essas áreas receberão maior apoio governamental. As regiões de proteção prioritária são a região Beijing-Tianjin-Hebei, o delta do Rio Yangtze, o delta do Rio das Pérolas, a zona econômica do Rio Yangtze, a área do projeto de transferência da água do sul ao norte, as regiões mais pobres e as áreas ecologicamente frágeis.”

Tradução: Florbela Guo

Edição: Rafael Fontana

 

Fonte: http://portuguese.cri.cn/news/currentevents/409/20180223/94305.html