Categories: Noticias Ambientales
      Date: Mai  2, 2018
     Title: Pelo terceiro mês consecutivo, Piracicaba registra quantidade de chuva abaixo da média histórica

Especialista explicou que fenômeno de resfriamento do oceano pode ter influenciado.

Por G1 Piracicaba e Região



Pelo terceiro mês consecutivo, Piracicaba (SP) registrou quantidade de chuva abaixo da média histórica. Desde fevereiro a cidade não "bate a meta", de acordo com o Sistema de Telemetria do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Um especialista ouvido pelo G1 explicou uma possível causa para pouca chuva.

Rio Piracicaba em 19 de abril de 2018 (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)]
Rio Piracicaba em 19 de abril de 2018 (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)

Desde fevereiro, a cidade registrou uma quantidade de chuva 60% abaixo do que é a média histórica na cidade. Em março o quadro ficou parecido e ainda registrou um calor maior do que de costume. No entanto, o quadro de pouca precipitação começou já no fim de 2017, que registrou a menor quantidade de chuva desde a primavera que antecedeu a crise hídrica de 2014. Na época o G1 ouviu um especialista sobre o assunto.

O posto de medição do PCJ apontou que em abril de 2018 a cidade registrou 45 milímetros de chuva. A média histórica para o mês é de 79,9 milímetros, ou seja, choveu 56,3% do que é esperado para o mês. Com isso, a vazão e o nível do Rio Piracicaba ficaram bem abaixo do que é costume nessa época do ano. Atualmente, o nível está em 1,13 metros e vazão de 25,2 mil litros por segundo. O nível histórico é de 1,94 metro e vazão de 111,17 mil litros para a época.

O professor e pesquisador do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Felipe Gustavo Pilau, explicou que um fenômeno de resfriamento do oceano pode ter influenciado na quantidade de chuva. "Quando a temperatura do oceano fica a partir de 0,5ºC abaixo do normal é chamado de La Niña", disse. Esse fenômeno influencia na quantidade de chuva e a temperatura principalmente no sul do país, mas pode afetar também o sudeste.

Piracicaba registra baixa quantidade de chuvas na primavera e verão (Foto: Carol Giantomaso/G1)
Piracicaba registra baixa quantidade de chuvas na primavera e verão  (Foto: Carol Giantomaso/G1)

Consequências

Com a quantidade baixa de chuva, a qualidade do ar fica pior e a poluição maior, segundo o pesquisador. "A chuva limpa um pouco a poluição da atmosfera", explicou. Além disso, a agricultura fica prejudicada. Na região de Piracicaba, a maior parte de produção é de cana-de-açúcar e essa cultura ficou prejudicada na safra atual. "A produtividade está abaixo do esperado", disse Pilau.

Outro aspecto que é preocupante com a baixa quantidade de chuva é o abastecimento de água. "É preciso tomar precauções e racionar o nosso consumo de água", afirmou. "Isso deveria fazer parte da vida e não lembrar só quando para de chover", completou o pesquisador.

Felipe ainda disse que a climatologia é algo cíclico e que a crise hídrica de 2014 pode voltar em algum momento, assim como o período de muita chuva. "As pessoas devem lembrar daquilo como algo que vai voltar a acontecer em algum momento", afirmou.

Inverno

Apesar de pouca chuva durante a primavera e o verão, a tendência é que o inverno registre uma quantidade normal para o período. Felipe explicou que o fenômeno La Niña está acabando e a temperatura volta para a neutralidade. "A tendência é que seja um inverno com tudo dentro do normal", disse.

 

Fonte: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/pelo-terceiro-mes-consecutivo-piracicaba-registra-quantidade-de-chuva-abaixo-da-media-historica.ghtml