Categories: Noticias Ambientales
      Date: Mar 14, 2015
     Title: Mais 3 cidades do Oeste Paulista se destacam no Programa 'Verde Azul'

Regente Feijó, Teodoro Sampaio e Estrela do Norte são as novidades. Na região, já são 13 municípios classificados entre os melhores.



Mais três cidades do Oeste Paulista entraram no ranking do Programa Município Verde Azul, que aponta as administrações públicas que conduzem as ações ambientais de forma eficaz. Mesmo com o aumento no número de cidades na lista, as remanescentes do ano passado caíram posições. Adamantina, que caiu do 18º para o 20º lugar, foi a que melhor se destacou com 92.26 pontos.
As novidades no ranking são os municípios de Regente Feijó, que ficou na 87ª posição com 84.51 pontos, Teodoro Sampaio, 108º com 81.95, além de Estrela do Norte, a 128ª com 80.21.
Os outros municípios da região, que se mantiveram desde a última lista foram Flórida Paulista ficou em 27º lugar, São João do Pau D`alho garantiu a 33º posição, Ouro Verde em 61º, Dracena, 65º, Nova Guataporanga, 86º, seguida de Anhumas, 88ª, Narandiba, 96ª, Rinópolis, 100ª e Tupi Paulista na 104ª posição.
A análise deste material deve ser realizada a partir do desempenho do município nos âmbitos estadual, regional e comparado a ele mesmo ao longo dos anos. Presidente Prudente não se destacou nesta categoria e terminou em 286º, com 53.40 pontos, uma posição abaixo da última lista.
O Programa Município VerdeAzul foi criado para estimular os municípios a participar da política ambiental. A avaliação leva em consideração questões como tratamento do esgoto, destino dos resíduos sólidos e educação ambiental.

O programa

Lançado em junho de 2007, o Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.
Os municípios recebem uma nota ambiental, que varia de zero a 100, e avalia o seu desempenho em dez diretivas. São avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
As prefeituras com nota acima de 80 são reconhecidas pelo exemplo ambiental e recebem o prêmio Município VerdeAzul. O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

FONTE: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2015/03/mais-3-cidades-do-oeste-paulista-se-destacam-no-programa-verde-azul.html