Categories: Noticias Ambientales
      Date: Jun 22, 2018
     Title: A preocupante poluição da Índia

Os altos níveis de poluição do ar no norte da Índia antes restritos aos meses de inverno agora se estendem pelo ano inteiro

A preocupante poluição da Índia
Apenas um único dia em abril e maio dos últimos três anos teve o ar classificado como ‘bom’
(Foto: ABWphoto!/Flickr)


Uma espessa neblina espalhou-se pela cidade e alguns equipamentos de monitoração do ar do governo registraram concentrações de 999 pontos, o mais alto nível de poluição que os aparelhos são capazes de medir, à medida que as tempestades de poeira cobriam o estado vizinho de Rajasthan.

Embora as nuvens de poeira e areia tenham sido responsáveis pelo aumento nos níveis de poluição, a visão de Nova Déli coberta pela névoa espessa meses antes do inverno mostrou que a poluição é um problema não mais restrito aos meses mais frios do ano.

Em geral, a qualidade do ar em Déli começa a piorar em outubro, quando ventos mais fracos e temperaturas mais baixas atraem os agentes poluidores do ar.

No entanto, dados divulgados pelo Central Pollution Control Board mostrou que a qualidade do ar tem sido classificada como “extremamente insalubre”, com taxas de até 270 pontos nos meses de abril e maio nos últimos três anos, desde que as autoridades começaram a monitorar a poluição do ar e a divulgar os resultados.

Apenas um único dia em abril e maio dos últimos três anos teve o ar classificado como “bom”, como em 12 de abril deste ano, quando os níveis caíram para 99 pontos. “Isso mostrou que a poluição também atinge a cidade durante o verão”, disse Aishwarya Sudhir, uma pesquisadora que estuda a qualidade do ar na Índia.

As autoridades suspenderam todos os trabalhos de construção civil na capital e nas cidades-satélites por alguns dias a fim de reduzir os níveis de poluição. Os médicos, por sua vez, aconselharam as pessoas a ficarem em casa o maior tempo possível. Além da poluição do ar, o calor acentuou o desconforto da população da cidade. Segundo os meteorologistas, a poeira tóxica que cobre Déli absorve o calor e faz com que as temperaturas atinjam mais de 40ºC.

A preocupação com a qualidade do ar no norte da Índia agrava-se depois do festival Diwali no outono, quando milhares de indianos soltam fogos de artifício que, misturados aos agentes poluidores, formam uma névoa que cobre a região durante meses até o início do inverno. De acordo com especialistas em saúde pública, os níveis de poluição em alguns dias do mês de novembro do ano passado equivaleram a fumar 50 cigarros por dia.

Índia, um país com 14 das 20 cidades mais poluídas do mundo, tem o maior registro de doenças respiratórias. O pneumologista Arvind Kumar, um renomado especialista na área, disse que os pacientes com câncer que ele atende em Déli são mais jovens, em geral do sexo feminino e não fumantes, em comparação com os que moram nos arredores da cidade.

As crianças são ainda mais vulneráveis a doenças respiratórias. Um estudo realizado em 2015 concluiu que cerca de metade das crianças em idade escolar de Nova Déli tem um desenvolvimento atrofiado dos pulmões e nunca conseguirá recuperar a plena capacidade respiratória.

Segundo um plano de ação em vigor desde janeiro de 2017, o governo proibiu a entrada de caminhões na cidade, suspendeu as atividades de olarias e de fábricas que emitem gases poluentes, e proibiu o uso de geradores a diesel.

“Mas essa é a posição do governo de agir apenas em casos de emergência”, disse Sudhir. “Havia previsões de tempestades de poeira tóxica na região, mas não se tomou nenhuma medida preventiva”.

 

Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/a-preocupante-poluicao-da-india/