web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Ago 30, 2018

Satélite vai medir do espaço os ventos terrestres


Redação do Site Inovação Tecnológica -  29/08/2018

Aeolus - O satélite que vai medir os ventos
Ainda não sabemos como funcionam as "correntes eólicas" da Terra. [Imagem: ESA/ATG]

Deus dos ventos

O satélite Aeolus de Exploração da Terra já está no espaço, lançado pela Agência Espacial Europeia (ESA) a bordo de um foguete Vega.

O nome é uma homenagem ao deus "guardião dos ventos" da mitologia grega e o objetivo é desvendar as correntes eólicas - a exemplo das correntes oceânicas -, grandes rotas dos ventos que parecem percorrer o planeta mas ainda são largamente desconhecidas.

Utilizando uma tecnologia revolucionária a laser, o Aeolus vai medir os ventos em todo o mundo. Além de uma melhor compreensão do funcionamento da nossa atmosfera, os dados permitirão melhorar os modelos do clima, usados no monitoramento das mudanças climáticas, e a previsão do tempo.

"O Aeolus irá preencher uma lacuna no nosso conhecimento de como o planeta funciona e demonstrará como a tecnologia de ponta pode ser utilizada no espaço," disse Jan Wörner, diretor geral da ESA.

Medição dos ventos a laser

A grande estrela da missão é um instrumento inédito, o primeiro do seu gênero, chamado Aladin (Atmospheric LAser Doppler INstrument).

O aparelho gera pulsos de luz ultravioleta que serão transmitidos para a atmosfera para formar o perfil dos ventos de todo o planeta. O laser propriamente dito é pequeno, sendo a maior parte do instrumento constituída por um telescópio de 1,5 m de diâmetro, responsável por coletar a luz do laser refletida pela atmosfera.

Embora as previsões meteorológicas tenham avançado consideravelmente nos últimos anos, a varredura a laser fornecerá perfis globais de vento para melhorar ainda mais a precisão dos modelos.

Além disso, os dados serão utilizados em modelos de qualidade do ar para melhorar as previsões de poeira e outras partículas transportadas pelo ar que afetam a saúde pública - o impacto dos aerossóis sobre o clima ainda é pouco conhecido.

Aeolus - O satélite que vai medir os ventos
O telescópio do Aeolus ficará deslocado em 35º do plano da órbita para transmitir e receber a luz do laser
ultravioleta (invisível ao olho humano) perpendicularmente ao deslocamento do satélite, o permitirá
determinar o componente horizontal leste-oeste da atmosfera. [Imagem: ESA/ATG]

Estudo do vento

Segundo a Organização Meteorológica Mundial, a falta de medições globais diretas do vento é um dos maiores défices do Sistema Global de Observação.

Ao preencher esta lacuna, o satélite Aeolus fornecerá as informações necessárias para entender como o vento, a pressão, a temperatura e a umidade estão interligados.

A missão irá fornecer informações sobre como o vento influencia a troca de calor e umidade entre a superfície da Terra e a atmosfera - aspectos importantes para a compreensão das mudanças climáticas.

Embora o Aeolus já esteja em órbita, serão necessários vários meses para que os técnicos ajustem e calibrem os instrumentos, uma fase conhecida como comissionamento - só depois a coleta de dados científicos será iniciada.

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=aeolus-satelite-vai-medir-ventos&id=010125180829#.W4f3duhKjIV



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001