web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Ago 30, 2018

Poluição do ar mata mais de 11 mil anualmente em São Paulo


Se nada for feito, especialistas avaliam que até 2030 mais de 1 bilhão de reais serão gastos apenas em internações hospitalares decorrentes da má qualidade do ar.

São Paulo convive com poluição intensa. Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas (Crédito: )
São Paulo convive com poluição intensa. Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Por Talis Mauricio

Desde criança o segurança Genilson Almeida sofre de bronquite. Quando o tempo fica seco em São Paulo, sempre é a mesma história. 

"Não tem como, o ar fica mais pesado, você fica incomodado com o ar seco, a poluição densa, uma falta de ar constante, nariz muito seco, os olhos ardem demais. Atrapalha bastante, principalmente no meio do dia". 

Genilson se previne para não virar estatística. Afinal, mais de 11 mil pessoas morrem todos os anos no Estado por problemas de saúde agravados pela má qualidade do ar. A poluição mata mais que o trânsito, a violência e alguns tipos de câncer. 

"Todo mundo fica muito assustado com o número de violência e assassinato e acidentes de trânsito. 11 mil é mais do que morte por assassinato, acidente de trânsito, câncer de mama, câncer de próstata. Então, é um problema de saúde pública grave". 

O levantamento é do Instituto Saúde e Sustentabilidade. Segundo a diretora da entidade, Evangelina Vormittag, especialista em Patologia Clínica, se nada for feito, até 2030 o Estado terá um gasto de mais de R$ 1 bilhão em saúde. Crianças e idosos são os que mais sofrem, já que a poluição pode agravar quadros de pneumonia e contribuir para arritmia, infarto do coração e derrame cerebral. 

Evangelina explica que os padrões atuais de medição da qualidade do ar estão obsoletos. O próximo governo precisa se adequar ao modelo da Organização Mundial da Saúde. No caso do material particulado, nocivo para a saúde, o Brasil permite concentração máxima de 120 microgramas por metro cúbico. A OMS, 50.

"Os níveis de poluição no Estado de São Paulo estão muito acima dos níveis da Organização Mundial da Saúde. É como se a OMS determinasse que para você dizer que uma pessoa tem febre, ela tem que ter uma temperatura acima de 37,5º. Aí o Brasil resolve adotar, em vez de 37,5º para febre, 39º. E aí todas as pessoas que tiverem febre entre 37,5º e 39º não vão ter diagnóstico nem tratamento e vão morrer". 

As cidades com maior nível de poluição são as industriais, como Cubatão, Santa Gertrudes, Paulínia, Campinas e São Bernardo do Campo. Mas, o aumento constante da frota de veículos e, consequentemente, o trânsito, também contribuem para a má qualidade do ar. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo mostra que duas horas parado no congestionamento equivalem a um cigarro fumado.

O médico patologista Paulo Saldiva, diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, afirma que a solução está no investimento em transporte público.

"O tempo perdido no trânsito é um importante fator para respirarmos poluição. Nós temos também que reduzir o tempo em que as pessoas ficam presas em congestionamentos intermináveis. Então, é preciso um estímulo para que o governo invista em transporte e que não basta ser feito só em nível municipal, porque são as pessoas menos favorecidas as que mais tempo ficam em seus deslocamentos, pois moram mais longe". 

Outras medidas apontadas para melhorar a qualidade do ar são a implantação da inspeção veicular estadual, o estímulo ao uso de energia limpa e o desestímulo a combustíveis fósseis, como o diesel usado nos coletivos públicos. 

No próximo capítulo, os principais desafios para despoluir os rios do Estado.

 

Fonte: http://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/209341/poluicao-do-ar-mata-mais-de-11-mil-anualmente-em-s.htm



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001